Microsoft quererá adicionar funcionalidades de conversação à Cortana

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As Inteligências Artificiais e Assistentes Virtuais estão cada vez mais em voga nos dias que correm. Quando olhamos para a Microsoft, a mesma possui a sua Cortana que, enquanto assistente pessoal, é uma das melhores que podes encontrar no mercado.

Contudo, a tecnologia em geral avançou e este tipo de assistentes estão cada vez melhores. Exemplo disso mesmo é a Google Assistant, que está cada vez mais capaz e mais presente nos nossos dispositivos Android.

Vê também: recentes rumores, a Microsoft estará a desenvolver a sua Cortana, adicionando-lhe funcionalidades de conversação.

Nos dias que correm a Cortana é uma assistente virtual para tarefas muito específicas. Quero com isto dizer que a mesma opera sobre ordens mais simples. É capaz de te mostrar a previsão do tempo para amanhã, definir o teu alarme para uma determinada hora e data, adicionar eventos ao teu calendário, etc. Mas fica-se muito por isto. Não é capaz de manter uma espécie de conversa, algo que a Google Assistant já é capaz.

Cortana terá a capacidade de entender contextos

E é neste ponto especifico que a Microsoft quer, alegadamente, atacar. A empresa de Redmond estará a adicionar à Cortana a capacidade de entender contextos. Tal como acontece com a IA da Google, poderás começar uma conversa e a Cortana irá responder-te.

Este processo será principalmente desencadeado sob a forma de texto. Contudo, existirá também a possibilidade de tal ser feito por comandos de voz. Já da parte da Cortana, ela responder-te-á de uma forma audível, mas ao mesmo tempo em forma de texto.

A Cortana poderá estar prestes a mudar de localização no Windows 10

Para além deste novo tipo de funcionalidade, também o posicionamento da Cortana poderá mudar. Atualmente, a mesma encontra-se na barra de tarefas, bem ao lado do menu Iniciar. Segundo a mesma fonte, a Cortana poderá passar agora para o lado oposto, perto do relógio e data do Windows 10.

O motivo para este tipo de mudança ainda é desconhecido. As razões para tal poderão ser inúmeras e, caso tal se venha a verificar, esperamos para conhecer o fundamento da Microsoft.

Todas estas novidades para a Cortana não passam de meros rumores, pelo menos por enquanto. Aquilo que é dito é que a Microsoft estará a testar todas estas mudanças internamente, portanto só nos resta esperar para que as mesmas cheguem, em primeiro lugar, ao programa Insiders, para termos uma noção mais clara do seu real funcionamento.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus sai em defesa do design do novo OnePlus 5

Será que o novo Xiaomi Mi Mix 2 irá chegar com um ecrã curvo?

Assassin’s Creed Origins já tem capa e data de lançamento!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.