![]()
Um dos destaques do lançamento dos Pixel 10 foi a introdução da funcionalidade Magic Cue. Resumidamente, é uma funcionalidade que te dá algumas sugestões contextualizadas para simplificar a forma como usas o teu smartphone.
Agora, tal como nos diz a Android Authority, esta funcionalidade vai chegar a mais smartphones Android. Embora com uma designação diferente e com um funcionamento mais generalizado, a ideia é a mesma.
“Sugestões contextuais” é a nova função que quer simplificar a forma como usas o smartphone
Esta funcionalidade ficará conhecida como “Sugestões contextuais” nos demais smartphones Android. Ela chega para te oferecer sugestões de ações ou aplicações com base nas tuas rotinas ou na tua localização.
Para melhor exemplificar o que as “Sugestões contextuais” fazem, a Google deu dois exemplos. Um deles é quando a tua lista de reprodução favorita para treinar começa a tocar automaticamente quando chegares ao teu ginásio.

O segundo exemplo dado tem que ver com utilizadores que habitualmente transmitem eventos desportivos do seu smartphone para a televisão num determinado dia da semana. Nesse caso, o teu smartphone vai sugerir iniciar essa transmissão naquele período.
Pelo que se percebe, esta funcionalidade irá estudar a forma como usas o teu smartphone e aquilo que fazes. Com base na informação recolhida, ele irá sugerir automaticamente essas ações para que tenhas de fazer menos para chegar ao mesmo resultado.
As “Sugestões contextuais” começaram a aparecer na versão beta 25.49.32 dos Google Play Services e estará disponível nas opções dos Serviços Google. Isto significa que só se encontra disponível para um grupo restrito de utilizadores, pelo menos para já.
Utilidade ou uma clara ameaça à privacidade dos utilizadores?
Perante o que já se conhece desta função, é natural que muitos comecem já a levantar os habituais receios sobre a sua privacidade. Afinal de contas, estamos a falar de uma função que irá monitorizar constantemente aquilo que fazes no smartphone.
Para acalmar essas preocupações, a Google esclarece que toda a informação é processada localmente no equipamento num espaço encriptado. Essa informação só abandonará o teu smartphone caso o permitas, como quando envias um relatório de bug.
Nesse caso, toda a informação é eliminada após 60 dias e pode ser apagada manualmente sempre que quiseres. Além disso, esta é uma funcionalidade opcional, o que significa que a podes desligar se não te sentires confortável com ela ou não vires vantagem.