Fujifilm instax SQUARE SQ10: a primeira câmara instantânea híbrida

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Desde tenra idade que pude utilizar estas câmaras instantâneas e nem com o passar do tempo deixo de ficar fascinado com o revelar gradual da imagem. De um simples "plástico" branco surge toda uma fotografia. O abanar, o soprar, o esperar até que a imagem fique bem definida. São pequenos prazeres que só se conseguem ter com estas câmaras. Hoje ficamos a conhecer a nova Fujifilm instax SQUARE SQ10, uma câmara instantânea com alguns "truques na manga".

Vê ainda: Nova imagem mostra painel do Motorola Moto Z2 em toda a sua glória

O mercado das câmaras instantâneas tem voltado a crescer nos últimos anos. É uma nova moda, bem sei, mas uma moda bem engraçada. Poder capturar um momento e ter logo ali a fotografia revelada, são estas pequenas coisas que motivaram a Fujifilm a criar, e agora lançar em Portugal a nova instax SQUARE SQ10.

As câmaras instantâneas estão na moda

Só no ano passado, foram vendidas cerca de 6.6 milhões de câmaras Instax a nível mundial. Foi este boom da fotografia instantânea nas gerações mais jovens motivou o lançamento da nova instax SQUARE SQ10, após o excelente resultado obtido em 2016 pela Imaging Solutions, espelhando a boa saúde desta empresa nipónica. Em Portugal este crescimento foi de 120%, de acordo com os dados da própria Fujifilm

Com efeito, a Fujifilm apresenta agora Portugal a instax SQUARE SQ10, a primeira câmara instantânea híbrida do mercado, que combina impressão analógica com óptica e edição digital. Vai ser desta que não queimo cartuchos à toa!

Esta junção possibilita ao utilizador da instax SQUARE SQ10 uma melhoria na captura da imagem, que pode ser editada e processada antes de impressa, com um controlo maior e um interface mais intuitivo, através de um ecrã LCD presente nesta instax SQUARE SQ10.

A nível de botões e controlos, a instax SQUARE SQ10 inclui dois botões de comando de disparo em cada um dos lados, com bloqueio AE/AF. A objectiva frontal facilitará o disparo independentemente do ângulo. Além disso, graças ao dial de controlo das funções de edição e impressão com monitorização da imagem em ecrã LCD, acredito que seja mais fácil obter o efeito final desejado.

A instax SQUARE SQ10 utiliza uma nova versão da película de formato quadrado, que permite obter instantaneamente uma fotografia em papel com retoque e edição prévias. Temos ainda boas novidades como focagem automática, macro, a exposição automática e o reconhecimento de rosto, como um melhor controlo do resultado final. Temos ainda ferramentas como, a edição digital, o controlo de luminosidade, os 10 filtros disponíveis e o efeito vinheta.

Com a instax SQUARE SQ10 temos mais modos de disparo e de impressão como a dupla exposição, que combina dois temas diferentes numa única imagem. Segue-se o modo Macro, que foca a uma distância de 10 cm para que te possas aproximar bastante do objecto. Já no modo Bulb, terás uma exposição ampla para imagens com luz natural reduzida.

A par das novidades de impressão na instax SQUARE SQ10, as fotografias podem ser reimpresas em qualquer momento, permanecendo armazenadas na memoria da câmara ou do cartão de memória, podendo também ser importadas imagens de outros dispositivos para impressão a partir da Instax Square SQ10.

Características técnicas da instax SQUARE SQ10

Sensor

1/4-in., CMOS com filtro de cor primário

No Pixéis efectivos

1920 x 1920

Suporte de armazenamento dados

Memória interna incoporada, cartão de memória microSD/microSDHC

Capacidade Gravação

Memória interna: Approx. 50 fich

Cartão memória microSD/microSDHC: Aprox. 1000 fich p/ 1 gigabyte

Sistema ficheiro

Em conformidade com Design Rule for Camera File System (DCF), Exif Ver.2.3, Conformidade com JPEG e PIM

Distância focal

Fixa 28.5 mm (formato equivalente 35-mm)

Abertura

F2.4

Sistema Auto Focus

Single AF (Contrast-detect TTL, equip com iluminador AF)

Distância focal

10cm até ∞

Outros assuntos relevantes:

Moto Z2, E4 e Moto C já tem preço em loja brasileira – [Exclusivo]

Estes são os Moto que chegarão ao mercado em 2017

Imagem revela as diferenças entre Moto Z2 e Moto Z2 Play

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.