A Fufifilm deu a conhecer no seu mais recente evento de apresentação, duas novas máquinas fotográficas. A primeira, a Fujifilm GFX 100S é uma máquina de formato médio, para uso profissional, destacando-se pelo corpo compacto e preço de 7 mil euros.
O esforço de compactação é notório ao conseguir colocar o mesmo sensor da GFX 100 num corpo menor e, além disso, tornando a câmara mais acessível. É uma aposta que acompanha a tendência da marca após a cativante X-S10.
A nova câmara Fujifilm GFX 100S de formato médio e sensor de 102 MP
Trata-se até de uma câmara barata face à GFX 100, lançada em 2019 com um preço que ronda os dez mil euros. Com esta câmara a Fujifilm GFX 100S partilha o sensor de 43,8 x 32,9 mm, portanto, formato médio com cobertura AF de 100%.
A nova câmara é 500 gramas mais leve que o modelo anterior, mas perde algumas funções como o visor eletrónico que deixa de ser amovível, passando a ser fixo. Além disso, deixa de ter a opção para usar um punho vertical com baterias extra.
Os traços gerais da nova Fujifilm GFX 100S são familiares, com controlos físicos e um novo ecrã de controlo na parte superior da câmara. Os materiais de construção são premium, usando sobretudo o metal com aplicações em plástico para melhorar a pegada.
A Fujifilm também compactou o sistema de estabilização incorporada, o mecanismo de OIS que deverá, inclusive, ser ligeiramente superior no desempenho ao sistema presente na GFX 100 graças a um novo sensor giroscópico. De acordo com a marca, a estabilização acrescenta até 6 etapas para a maioria das lentes com baioneta G Mount.
O corpo da nova câmara é 30% mais compacto que o modelo anterior, tendo todos os controlos que podemos encontrar na maioria das DSLR no mercado. Conta também com controlos virtuais e um novo ecrã de 1,8 polegadas monocromático, no topo.
A câmara tem uma porta micro HDMI, USB-C e duas slots para cartões UHS-II SD, além de duas entradas jack 3,5 mm para microfone e auscultadores, bem como uma porta para o obturador remoto (2,5 mm).
A Fujifilm GFX 100S chega ao mercado a partir de março por cerca de 7 000 euros na Europa. Há ainda uma nova objetiva G Mount 80 mm f/1,7 para o sistema GFX com preço próximo dos 2500 euros.
A Fujifilm X-E4 é a nova câmara fotográfica compacta por 850 €
A fabricante nipónica revelou ainda a nova máquina fotográfica compacta de gama média-alta. Chama-se Fujifilm X-E4 e chega à Europa por cerca de 850 euros, com objetivas intermutáveis (não fixas) do ecossistema e baioneta X.
As dimensões da câmara são diminutas, 121,3 mm x 72,9 mm x 32,7 mm, sendo mais fina que a sua antecessora (X-E3) lançada em 2017 por mais de um centímetro. Para quem procura uma nova máquina com sensor APS-C (cropped) esta é a nova opção.
A nova Fujifilm X-E4 é apontada aos fotógrafos entusiastas que prefiram uma máquina mais parecida com as rangefinders de outrora, do que as novas mirroless como a X-T4. Na prática, a Fujifilm X-E4 pode ser vista como uma versão com objetiva fixa da X100V.
A Fujifilm X-E4 pode usar todas as objetivas da linha X
O sensor presente na Fujifilm X-E4 é o X-Trans de 26,1 MP, tal como na X100V, a compacta topo de gama com objetiva fixa. Agora, na nova E-4, temos um botão rotativo para a compensação de exposição e outro para a velocidade do obturador.
Conta ainda com o botão "Q" para acesso rápido às definições personalizadas, ao menu definido pelo utilizador para acesso rápido, botão On/Off rotativo no anel que rodeia o botão de obturador. O punho ou grip foi totalmente removido da câmara compacta.
A X-E4 é capaz de gravar vídeo a 4K a 30 fps - 4:2:0 8-bit. As suas capacidades são levadas ao extremo com gravação externa, conseguindo aí gravar na mesma resolução 4K a 30 fps, mas em 4:2:2 10-bit através da porta HDMI. Tem gravação em câmara lenta a 1080p Full-HD até 240 fps.
Os anúncios foram feitos durante o evento X Summit Global 2021
Além das novas câmaras, a Fujifilm apresentou uma nova objetiva estilo panqueca (nas imagens). A Fujinon XF (baioneta) R (anel para controlo da abertura 27 mm (distância focal) 2.8 (abertura máxima), com preço recomendado próximo dos 400 euros.
A nova câmara compacta está disponível em preto e prateado, chegando em março às lojas por cerca de 850 euros (só o corpo), ou em kit com objetivas.
Editores 4gnews recomendam:
- Os melhores telemóveis para amantes de fotografia
- As melhores máquinas fotográficas profissionais
- As melhores câmaras fotográficas compactas