Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Fuga de informação sobre o novo iPhone 17 Air revela más notícias

Com a iminente chegada do iPhone 17, vão surgindo cada vez mais detalhes sobre os novos modelos do best-seller da Apple.

iphone
Crédito: Tom's Guide

Já não falta tudo para a chegada do iPhone 17 e, nos últimos, têm surgido vários leaks que trazem novas informações sobre o smartphone da Apple. Uma das principais diferenças apontadas para este lançamento é a chegada de um modelo Air que, alegadamente, deverá substituir a versão Plus em 2026.

Porém os fãs da marca não parecem estar a receber esta novidade particularmente bem. Tudo porque as mais recentes fugas de informação apontam para que a autonomia da bateria vá deixar bastante a desejar. Fala-se que poderá ter menos de 3.000 mAh, valores que hoje em dia não são aceitáveis, sobretudo telemóveis destes valores.

De acordo com o Phone Arena, que cita o famoso leaker Instant Digital no Weibo, com apenas 5,5 mm de espessura o iPhone 17 Air vai ser o modelo mais fino de sempre da Apple. No entanto, este feito inédito não chega sem consequências: não há espaço – literalmente – para uma bateria de maior capacidade.

Apple introduz solução que não convence utilizadores

A solução da Apple para minimizar esta limitação da autonomia da bateria é a introdução do novo modo Adaptive Power, integrado no iOS 26. Em suma, esta ferramenta vai permitir ajustar automaticamente o desempenho do dispositivo. Para tal, vai 'mexer' em parâmetros como o luminosidade do ecrã e tem também o poder de 'travar' certas tarefas que não estás a usar ativamente.

No entanto, a verdade é que o feedback mostra que os utilizadores estão bastante descontentes com a situação. Não se mostram dispostos a pagar um valor alto por um aparelho que pode não aguentar sequer um dia inteiro de uso comum.

Outro ponto que faz soar os alarmes é o ecrã de 6,6 polegadas. A taxa de atualização de 120 Hz consume mais energia. Por comparação, o iPhone 17 Pro Max manterá o ecrã de 6,9 polegadas, mas deverá incluir uma bateria de 5.000 mAh.

Entre as outras novidades esperadas, o iPhone 17 Air poderá ser o único modelo da nova geração com estrutura em titânio, o que o tornará mais leve e resistente. A câmara traseira única de 48 MP ficará integrada numa nova barra retangular.

O dispositivo deverá incluir ainda o processador A19 de 3 nm, acompanhado por 12 GB de RAM, além de um chip Wi-Fi interno e modem C1, ambos desenvolvidos pela própria Apple.

Promoção do dia

iPhone 16 5G 128GB
806,00€Power Planet
959,00€-16%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.