Será que o Fuchsia funcionará num Pixel?
Será que o Fuchsia funcionará num Pixel?

O Sistema Operativo (SO) Android é o software mais utilizado no que toca a smartphones, contudo, a Google promete trazer Fuchsia, um novo SO com capacidades impressionantes.

Neste momento a gigante americana conta com Google Chrome OS e Android no seu poder, mas em breve a o nome Fuchsia será certamente mais conhecido do que Android é nos dias hoje.

Vê ainda: Nunca fiques sem bateria, aproveita este carregador solar por 10€ (Promocode)

   

Com Fuchsia a Google está literalmente a criar algo novo. O software não é baseado em Linux, em vez disso, a empresa de Mountain View criou a sua própria “base” chamada Magenta.

Fuchsia promete uma fluidez acima da média

Isto permite à Google criar algo totalmente novo. Um novo Sistema Operativo baseado num Kernel capaz de aguentar com mais e melhor. Espera-se que as aplicações de Fuchsia possam ser desenvolvidas para qualquer sistema Operativo, assim sendo, a qualidade de interação entre um sistema num smartphone ou outro num computador será mínima.

Neste rápido olhar em vídeo, conseguimos ver um Sistem Operativo muito embrionário, contudo, com uma capacidade de multi-tarefas impressionante. Podemos ver que não só conseguimos fazer um “split screen” entre duas aplicações, mas sim 3 ou 4.

Inicialmente, tenho de admitir que me parece um pouco confuso, todavia, é preciso ter em conta que esta build é ainda muito jovem e está longe de estar polida. A Google tem anos de experiência no desenvolvimento de software e é hoje uma das empresas mais capazes no mundo.

Se há dois anos referi que acreditava que Android não duraria para sempre, com este vídeo ponho ainda mais as fichas na minha afirmação.

Ainda não sabemos se a Google quererá disponibilizar este Fuchsia livre para todas as fabricantes ou se ficará com o segredo só para si, independentemente da situação, acredito que este novo Sistema Operativo seja um concorrente sério para os SO de hoje.

Outros assuntos relevantes:

Fuchsia: o novo SO da Google poderá adaptar-se a varias plataformas

OnePlus 5: Este conceito baseado nos rumores pode ser o mais acertado

LG desmente parceria com a Google para o Google Pixel 3