Frente a frente: dois smartphones gaming que trazem especificações de topo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi e a Lenovo preparam-se para lançar em meados de fevereiro dois novos smartphones, totalmente direcionados para a área gaming.

E como não podia deixar de ser, ambos os terminais chegam recheados de especificações de topo. Num frente a frente, qual dos dois sairá vencedor?

O que podemos esperar ver no Xiaomi Black Shark 5 Pro

Ao que tudo indica, o mês de fevereiro será repleto de novos smartphones direcionados para a área de gaming, e dois dos novos terminais que vão chegar ao mercado são o Xiaomi Black Shark 5 Pro e o Lenovo Legion Y90. E como vão competir entre si pela conquista de mais utilizadores, colocámos os dois num frente a frente para avaliar as especificações que cada um traz para conquistar os gamers.

Comecemos pelo Xiaomi Black Shark 5 que vai ter aos comandos o processador Snapdragon 8 Gen 1 e exibir um ecrã de 6,8 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 144 Hz. Para melhorar a experiência de jogo, o terminal gaming Xiaomi vai contar também com uma taxa de atualização de toque de 720 Hz.

Vai executar Android 12 sob a interface JOYUI da Black Shark que, na prática é a "irmã gémea" da MIUI, mas mais direcionada para a área gaming, claro. De resto, conta ainda com uma bateria robusta de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts.

E como será o Lenovo Legion Y90?

Já no que diz respeito ao Lenovo Legion Y90, os rumores avançam que está equipado com um ecrã AMOLED de 6,92 polegadas com resolução Full HD+, uma taxa de atualização de 144 Hz e de amostragem ao toque de 720 Hz.

Conta também com uma bateria enorme de 5500 watts, mas o suporte para carregamento rápido fica-se pelos 68 watts. A comandar o terminal poderá estar o Snapdragon 8 Gen 1, mas informações divulgadas anteriormente apontam também para o Snapdragon 888 SoC. Em breve poderemos ter uma informação mais exata sobre este ponto.

O Lenovo Legion Y90 vai também integrar de até 18 GB de memória RAM que pode adicionar mais 4 GB adicionais de RAM virtual e ter uma capacidade de armazenamento de ate 512 GB de capacidade.

Um possível vencedor do frente a frente

A confirmarem-se todas as informações até agora divulgadas sobre os dois equipamentos, arriscamos a dizer que o Xiaomi Black Shark 5 Pro sai o justo vencedor do duelo, sobretudo se o Lenovo tiver aos comandos um processador mais antigo como o Snapdragon 888 SoC que, como expetável, fica atrás no desempenho do Snapdragon 8 Gen 1 do gaming da Xiaomi.

Por outro lado, ainda que o Lenovo esteja equipado com uma super bateria de 5500 watts, o carregamento rápido fica aquém dos 120 watts proporcionados pela Xiaomi com a sua bateria de 5000 mAh.

Já no que respeita ao ecrã, os dois modelos no papel apresentam as mesmas taxas de atualização e de toque, no entanto, a resolução Quad HD+ do Black Shark 5 Pro é superior ao Full HD+ da Lenovo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google: desenvolvimento do headset de Realidade Virtual envolto em ultrassecretismo
  • Xiaomi Redmi K50: estes são os processadores dos 4 novos smartphones
  • 4 smartphones gaming a caminho com Snapdragon 8 Gen que vão conquistar todos os jogadores
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt