Fortnite vai regressar ao iPhone e ao iOS ainda em 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Sob as imposições da União Europeia, a Apple prepara-se para habilitar a instalação de diferentes lojas de aplicações no iPhone. Ao abrigo desta importante mudança, a Epic Games fará regressar o Fortnite a essa plataforma.

A novidade foi dada pela Epic Games através da rede social X. Aí, a empresa esclarece que a sua loja, a Epic Games Store, ficará disponível para instalação no iOS ainda no decorrer deste ano.

Fortnite will return to iOS in Europe in 2024, distributed by the upcoming @EpicGames Store for iOS. Stay tuned for details as we figure out the regulatory timeline. We'll continue to argue to the courts and regulators that Apple is breaking the law. https://t.co/MHh6EGVinC

— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) 25 de janeiro de 2024

Fortnite fará parte das ofertas disponíveis na Epic Games Store para iOS na Europa

Com a disponibilização da Epic Games Store na Europa, esta loja de jogos trará toda a sua oferta para o continente europeu. Entre ela estará, obviamente, o popular Fortnite que assim voltará a estar disponível para todos os detentores de um iPhone.

O calendário para a disponibilização da Epic Games Store na Europa ainda não está definido. A empresa esclarece que isso irá acontecer ainda em 2024, aguardando apenas pelo cronograma regulatório.

Recordo que a possibilidade de instalar outras lojas de aplicações no iOS ficará disponível a partir de março. Será com o lançamento do iOS 17.4 que a Apple implementará esta importante modificação no seu software.

Portanto, espera-se que o regresso do Fortnite a esta plataforma aconteça após essa data. O dia concreto para a concretização deste lançamento será divulgado atempadamente pela Epic Games.

Apple continuará a ter uma palavra a dizer nas lojas terceiras a chegar ao iOS

Apesar de acatar as imposições europeias, a Apple não abrirá mão por completo do controlo que detém sobre a sua plataforma. Com efeito, a tecnológica continuará a supervisionar as lojas externas, quer por mecanismos automáticos, quer por revisão humana.

Isto significa que a Epic Games Store terá ainda de receber o aval da Apple para chegar ao iOS. Ainda assim, a empresa mostra-se confiante que a sua loja de jogos acabará por chegar a todos os utilizadores deste sistema operativo.

Recordo que o Fortnite foi removido da App Store em 2020 por violação das políticas da loja da Apple. Isto porque a Epic implementou um sistema de pagamentos externo ao da loja da Apple, dando assim motivos para a tecnológica remover unilateralmente o Fortnite da sua loja.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.