Sob as imposições da União Europeia, a Apple prepara-se para habilitar a instalação de diferentes lojas de aplicações no iPhone. Ao abrigo desta importante mudança, a Epic Games fará regressar o Fortnite a essa plataforma.
A novidade foi dada pela Epic Games através da rede social X. Aí, a empresa esclarece que a sua loja, a Epic Games Store, ficará disponível para instalação no iOS ainda no decorrer deste ano.
Fortnite fará parte das ofertas disponíveis na Epic Games Store para iOS na Europa
Com a disponibilização da Epic Games Store na Europa, esta loja de jogos trará toda a sua oferta para o continente europeu. Entre ela estará, obviamente, o popular Fortnite que assim voltará a estar disponível para todos os detentores de um iPhone.
O calendário para a disponibilização da Epic Games Store na Europa ainda não está definido. A empresa esclarece que isso irá acontecer ainda em 2024, aguardando apenas pelo cronograma regulatório.
Recordo que a possibilidade de instalar outras lojas de aplicações no iOS ficará disponível a partir de março. Será com o lançamento do iOS 17.4 que a Apple implementará esta importante modificação no seu software.
Portanto, espera-se que o regresso do Fortnite a esta plataforma aconteça após essa data. O dia concreto para a concretização deste lançamento será divulgado atempadamente pela Epic Games.
Apple continuará a ter uma palavra a dizer nas lojas terceiras a chegar ao iOS
Apesar de acatar as imposições europeias, a Apple não abrirá mão por completo do controlo que detém sobre a sua plataforma. Com efeito, a tecnológica continuará a supervisionar as lojas externas, quer por mecanismos automáticos, quer por revisão humana.
Isto significa que a Epic Games Store terá ainda de receber o aval da Apple para chegar ao iOS. Ainda assim, a empresa mostra-se confiante que a sua loja de jogos acabará por chegar a todos os utilizadores deste sistema operativo.
Recordo que o Fortnite foi removido da App Store em 2020 por violação das políticas da loja da Apple. Isto porque a Epic implementou um sistema de pagamentos externo ao da loja da Apple, dando assim motivos para a tecnológica remover unilateralmente o Fortnite da sua loja.