Fortnite toma medida drástica contra as taxas cobradas pela Apple e Google

Carlos Oliveira
Comentar

A Epic Games, responsável pelo Fortnite, tem tido uma postura bastante crítica face às taxas que a Apple e a Google aplicam nas suas lojas de aplicações. Ambas as gigantes americanas cobram 30% de todas as transferências feitas em aplicações presentes nas suas lojas.

Para contornar essa taxa, a Epic Games acaba de lançar um novo sistema de pagamentos para compras dentro do Fortnite. Ao usar este novo sistema, estarás a pagar diretamente à empresa responsável pelo jogo, contornando assim as políticas da Play Store e App Store.

Compras feitas no Fortnite podem ser pagas diretamente à Epic Games

É importante notar que continua a ser possível usar os sistemas de pagamentos da Apple e da Google para compras feitas dentro do Fortnite. No entanto, a Epic Games encoraja os jogadores a usar o seu sistema com um desconto de 20%.

Epic Direct Pay

A Epic Games frisa que este desconto não é temporário, por isso, aplicou os mesmos preços na PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Mac e Windows. Ademais, o estúdio frisa que este sistema é totalmente seguro, logo, não tenhas medo de o utilizar.

Esta drástica medida é o mais recente capítulo da luta da Epic Games contras as políticas abusivas da Apple e da Google. Ao descartar a taxa de 30% imposta pelas gigantes americanas, o estúdio diz que irá passar essas poupanças para os jogadores oferecendo-lhes conteúdos mais acessíveis.

O estúdio sustenta ainda a sua posição com o facto de existirem outras aplicações a gozar de uma isenção da taxa de 30% cobrada pela Apple. Ela destaca as aplicações da Amazon, McDonalds, Uber ou Lyft como exemplos dessa prática.

Terá esta decisão outras consequências?

Com a Epic Games a contornar uma das regras fundamentais da App Store e da Play Store, não podemos deixar de nos interrogar se isto terá consequências. E a mais grave que nos vem à ideia é uma possível expulsão do Fortnite dessas lojas.

Todavia, precedentes como aqueles que exemplifiquei mais acima podem garantir à Epic Games a manutenção do seu popular jogo nas principais lojas de aplicações. Certamente que esta medida da Epic Games ainda vai dar que falar.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.