Fortnite: Temporada 10 poderá obrigar a mudanças de placa gráfica

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A temporada 10 do Fortnite vem a caminho e isso poderá afastar alguns jogadores da ação. Segundo a Epic Games, a próxima fase do jogo irá requerer placas gráficas que suportem, no mínimo, DirectX 11.

A novidade foi dada, em comunicado, no site oficial da Epic Games. Aí a empresa refere que esta transição providenciará uma melhor experiência para todos os jogadores de Fortnite.

O que é o DirectX?

O DirectX é um conjunto de instruções de software desenvolvido pela Microsoft. Este é dedicado a jogos e aplicações gráficas, tratando da comunicação entre o hardware e o software do teu computador.

O DirectX 11 foi introduzido em 2009, portanto, a grande maioria de placas gráficas no mercado suportam este software. Significa isto que se és detentor de uma placa gráfica minimamente recente, não terás qualquer problema em jogar a 10ª temporada de Fortnite.

A obrigatoriedade do uso do DirectX 11 poderá ter efeitos reduzidos

Tendo em conta que o DirectX 11 foi lançado em 2009, esta medida da Epic Games poderá ter um impacto reduzido. Os efeitos serão sentidos sobretudo entre aqueles que ainda possuem uma placa gráfica antiga.

Em boa verdade, o DirectX 11 sempre foi uma das recomendações mínimas para jogar Fortnite. No entanto, a Epic Games concebeu forma de possibilitar que placas mais antigas pudessem correr o jogo.

Com a chegada da 10º temporada, a Epic Games irá remover definitivamente o suporte a essa tecnologia. Dessa forma, o estúdio deixará de estar tão limitado nas ideias que tem para o jogo.

Será que a minha gráfica irá ser afetada?

Se não tens a certeza se a tua gráfica suporta o DirectX 11, então deves ir ao site da marca e verificar as suas especificações. Em todo o caso, se a tua gráfica datar de 2009 ou acima não deverá haver problemas.

Qualquer gráfica GeForce a partir do modelo GTX 450, não terá problemas para jogar Fortnite a partir da temporada 10. Já no caso das gráficas AMD, o modelo mínimo é a Radeon HD 5450.

Quando começa a temporada 10 de Fortnite?

A Epic Games ainda não revelou quando irá iniciar a nova temporada de Fortnite.Sabe-se, ainda assim, que a temporada 9 terminará no dia 1 de agosto, logo é possível que a sua sucessora comece a 2 de agosto.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.