O Fortnite é possivelmente o jogo mais popular da atualidade, sendo jogado por milhões de utilizadores todo os dias. Depois de ficarmos a saber que existiu uma vulnerabilidade que pode ter comprometido milhões de cartões de crédito, as más notícias sobre o popular Battle Royale continuam a chegar.
Ainda que não afetem diretamente os jogadores, novas informações revelam que a moeda virtual utilizada no Fortnite — V-Bucks — está a ser utilizada para grandes esquemas de lavagem de dinheiro por parte de redes criminosas.
O esquema é tão simples, como é eficaz. Estas redes criminosas compra V-Bucks diretamente na loja oficial do Fortnite utilizando cartões de crédito roubados. Depois, 'lavam' facilmente esse dinheiro ao venderem novamente a moeda virtual em várias plataformas da 'dark web'.
Fortnite está a ser utilizado por redes criminosas para lavagem de dinheiro
De acordo com a investigação realizada pelo The Independent e a Sixgill, a venda de V-Bucks a preço reduzido acontece não só na 'dark web'. Mas também, em redes sociais como o Instagram e Twitter.
Um dos executivos da Sixgill dados dos utilizadores são comprometidos tão facilmente.
Considerando que o Fortnite gerou receitas superiores a 2,5 mil milhões de euros em 2018. É impossível estimar quanto dinheiro está a ser 'lavado' nestes esquemas. Uma coisa é certa, se estás à procura de comprar V-Bucks a preço reduzido, lembra-te que provavelmente estarás a contribuir para o sucesso de uma rede criminosa...
Editores 4gnews recomendam: