Fortnite está offline para muitos e a culpa não é da Apple!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante as últimas semanas o Fortnite e a Epic Games têm estado no centro das atenções, graças à guerra o estúdio começou contra a Apple e a sua loja de aplicações, AppStore. Depois da Epic Game ter quebrado os termos e condições da AppStore e da Google Play Store, o Fortnite acabou por ser banido dos dispositivos iOS.

Hoje, milhares de jogadores deixaram de ter acesso às suas contas do Fortnite, não conseguindo realizar login e recebendo mensagens a dizer que não têm permissões para jogar. Depois de muitos relatos sobre possíveis "banimentos em massa" de jogadores, a Epic Games recorreu à conta "Fortnite Status" no Twitter para informar os jogadores que estão a par dos muitos problemas e a trabalhar numa solução.

A equipa de programadores decidiu mesmo colocar muitos dos servidores do Fortnite offline para que conseguissem tentar resolver o problema. Ainda que não tenham revelado ainda qual a fonte do problema, serve pelo menos de descanso para muitos jogadores, que pensavam ter sido banidos do Fortnite.

Epic Games continua a travar uma dura batalha contra a Apple

Apesar de ser praticamente impossível que a Epic Games consiga fazer com que a Apple e Google alterem as suas práticas no que respeita às taxas cobradas nas suas lojas de aplicação, a criadora do Fortnite parece não estar disposta a baixar os braços.

Depois de ter implementado no Fortnite uma forma dos utilizadores poderem realizar compras dentro do jogo em recorrer à AppStore ou Google Play Store, o jogo foi banido de ambas as plataformas, ficando apenas disponível para Android através da sua APK. Após as ações da Apple, a Epic Games decidiu iniciar um processo em tribunal, acusando a Apple de más práticas.

Até agora, a Apple parece estar a levar a melhor, conseguindo manter a sua posição intacta quanto à percentagem que cobra aos programadores, apesar de não ter conseguido banir em definitivo a Epic Games e a sua Unity Engine da App Store. Ainda que tenham tentado banir por completo a criadora do Fortnite, já revelaram que estão dispostos a esquecer o sucedido caso a empresa remova a mais recente implementação.

Editores 4gnews recomendam:

  • IKEA tem parceria improvável com a ASUS ROG. Produtos gaming a preço de amigo!
  • Apple autoriza serviços como Google Stadia ou xCloud na App Store, mas com um senão
  • Preço e data de lançamento da PlayStation 5 devem ser anunciados na próxima semana
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.