A Epic Games já enfrenta anos de disputas legais e processos judiciais a envolver o popular Fortnite, mais especificamente a versão para mobile do jogo. Mas agora, o título finalmente retorna para utilizadores de iOS e Android. Mas apenas na União Europeia.
Lei dos Mercados Digitais é a responsável pelo retorno do Fortnite
A empresa de jogos está a lançar hoje uma nova Epic Games Stores para dispositivos móveis na UE. Desta forma, após a aprovação da Lei dos Mercados Digitais (DMA), títulos como Fortnite e Fall Guys poderão ser jogados nos telemóveis de diferentes marcas.
Um dos jogos mais populares para iOS por muitos anos, Fortnite foi removido da App Store em 2020, após uma disputa entre a Epic Games e a Apple sobre compras na aplicação. Desde então, não há uma maneira oficial de jogar o battle royale de sucesso nos dispositivos móveis nos Estados Unidos. Mas a DMA mudou isso na UE.
Isso porque a DMA, para evitar monopólio do mercado, exigiu que a Apple habilitasse lojas de terceiros na sua plataforma. Com isso, o Fortnite retorna aos telemóveis pela primeira vez em qualquer lugar em 4 anos.
Após a aprovação da lei DMA, o CEO da Epic Games, Tim Sweeny, elogiou a Comissão Europeia por "realmente pressionar a Apple e a Google para garantir que eles não possam simplesmente obstruir a competição". Mas a Epic sugeriu ainda que isso marca apenas o começo do retorno do Fortnite aos dispositivos móveis.
"Este é apenas o começo de nossos esforços para trazer os jogos de volta para todas essas plataformas no mundo todo. A luta não acaba até que o Fortnite esteja de volta ao iOS em todos os lugares e livre das taxas de lixo e [taxas de tecnologia] da Apple. Mas este é um marco incrível", afirmou Sweeny.
A nova Epic Games Store já chegou
A partir de hoje, portanto, a nova Epic Games Store para iOS e Android está oficialmente aberta. E já na sua chegada, temos os maiores jogos da Epic Games já disponíveis: Fortnite, Fall Guys e Rocket League Sidewipe. Esses 3 títulos também serão disponibilizados pela AltStore, com versões AltStore e Aptoid a chegar em breve, conforme reportou a página Pocket-Lint.
A Epic tem metas elevadas para a sua nova loja móvel.
"A nossa meta é obter o máximo de instalações — esperançosamente dezenas de milhões, se não aqueles 100 milhões — antes de chegarmos ao fim do ano, quando começaremos a embarcar jogos de terceiros", declarou o gerente geral Steve Allison
A Epic ainda planeia expandir a sua loja para incluir todos os seus jogos independentes. Para ajudar os utilizadores, a empresa divulgou instruções sobre como eles podem baixar a sua nova loja na página de anúncio oficial.