Fórmula 1 dos elétricos vai ter paragem nas boxes: sabe como funciona

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Fórmula E é a versão elétrica da principal corrida de carros do mundo. Um dos maiores desafios que os condutores enfrentam nestas corridas é a gestão da bateria dos seus carros, contudo, isso será um pouco mais fácil com a notícia mais recente.

Após vários anos de testes, eis que as paragens para carregamento a meio das corridas chegarão finalmente às provas oficiais de Fórmula E. Chamadas "pit boost", estamos perante paragens de apenas 36 segundos para carregar a bateria dos carros em prova.

As "pit boost" serão possíveis graças a um carregamento rápido de 600 kW

As paragens nas boxes nas provas de Fórmula E permitirão aos condutores reabastecer ligeiramente a bateria dos seus carros. São pequenas paragens que fornecerão mais 10% de autonomia aos carros.

Fórmula E

Tal será possível graças a uma nova tecnologia de carregamento rápido de 600 kW. Para teres uma noção, é mais do dobro da energia emitida por um carregador Supercharger da Tesla.

Olhando para as regras implementadas, pode dizer-se que fazer um carregamento de apenas 10% não é muito. Mas importa salientar que o tempo disponível também não é muito.

Atualmente, não existem infraestruturas públicas que possibilitem carregar 10% da bateria de um carro elétrico em apenas 30 segundos. Olhando para o caso do Ioniq 5, um dos carros com maior velocidade de carregamento, seriam necessários cerca de 2,5 minutos para carregar 10% da sua bateria.

Portanto, a tecnologia que será implementada na Fórmula E pode ser o início de uma revolução global nos tempos de carregamento dos carros elétricos. Esta poderá solucionar uma das principais desvantagens apontadas a este setor do ramo automóvel.

Importa dizer que estas paragens a meio das provas de Fórmula E obedecem a algumas regras. Em primeiro lugar, cada equipa só poderá carregar um dos seus carros em cada paragem.

Além disso, estas "pit boost" só poderão ser feitas numa janela de tempo definida previamente em cada corrida. Importa ainda dizer que estas paragens serão obrigatórias para todos, o que certamente impactará as estratégias definidas por cada equipa.

A primeira prova oficial a contar com as "pit boost" será no Grande Prémio de Jedá, na Arábia Saudita. Esta prova acontecerá nos dias 14 e 15 de fevereiro e será aí que poderemos ver finalmente em ação esta interessante tecnologia de carregamento rápido para carros elétricos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.