Formatar o PC? É possível evitar a formatação com este programa!

Fábio Machado
Fábio Machado
Tempo de leitura: 3 min.

Formatar o PC. Uma tarefa que nem sempre é isenta de percalços e que por norma te ocupará pelo menos um dia. É um trabalho dos diabos, o tempo que todos nós já perdemos em torno disso dava para construir uma cidade inteira. Principalmente se trabalhares numa empresa de informática e reparação. É simplesmente aborrecido e ninguém gosta de formatar o PC. Ter de instalar programa a programa fazer cópias de segurança com quase 100GB de informação que vão derreter por completo o teu dia.

Vê ainda:este artigo sobre prevenção e monitorização do disco rígido), porque pior do que perder tempo em cópias de segurança é mesmo perder tudo.

É possível evitar formatar o PC

Se és daqueles que se preveniu e ainda tem o disco rígido num estado aceitável então este artigo é para ti. Trago-te um programa que basicamente vai criar uma imagem ISO do teu disco rígido e depois vai copiar essa mesma imagem para o disco novo. Este processo chama-se clonagem de discos poupar-te-á o esforço e tempo dedicado a formatar o PC.

Trata-se de uma clonagem no verdadeiro sentido da palavra. Tudo o que tu tens no disco antigo, assim irá ficar no disco novo. Todas as tuas configurações, todos os teus programas vão estar lá… até os teus dados de logins vão estar direitinhos. Mesmo tudo.

Esta ferramenta é simplesmente fantástica porque vais poupar o teu precioso tempo para outras coisas.

HDClone

Vamos começar por aceder ao site oficial https://www.miray.de/download/hdclone.html e fazer o download da Free Edition (edição gratuita). Neste momento é a versão 6 que está disponível.

Vais proceder á instalação do programa e quando terminares vais-te deparar com a seguinte imagem:

Aqui apenas vamos necessitar das funções do total apresentado em cima. Cloning (clonagem) e Backup.

A opção Cloning (clonar) é especialmente útil quando queremos clonar um disco diretamente para outro. Em Backup temos o Store (armazenar), especialmente útil quando queremos guardar uma imagem por prevenção e o Recover serve para repor uma imagem guardada com a opção Store num disco novo.

Neste caso vamos aprender a clonar dois discos. Importa referir que será necessário ligar o disco novo via USB. Para tal, utilizem um adaptador SATA ou podem sempre improvisar de um disco externo velho que tenham por aí à vossa disposição.

Escolhemos a opção de Cloning e depois:

Agora estaremos a ver as informações gerais do disco principal. No meu caso é o #2 e o secundário #1. Neste primeiro passo temos de escolher o Source Drive, ou seja, o disco fonte, aquele que tem a informação. No meu caso seria o #2. Next (próximo).

Agora teremos de escolher o Target Drive (disco alvo), o disco que vai receber a informação. No meu caso vai ser o #1. Next.

Agora vamos certificar-nos que o visto em (selecionar) Adjust Driver está lá. Para ajustar todos os parâmetros no novo disco de uma forma automática e isenta de preocupações.

Evita formatar o PC com o programa HDClone 6

Neste passo bastará clicar em "Continue" (continuar).

Clicar agora em Start Copying (começar a copiar). Seguindo todos os passos não terás qualquer problemas.

Agora resta aguardar que o processo esteja concluído.

Após estes passos simples tudo o que tens de fazer é relaxar, aguardar que o processo termine, colocar o novo disco no teu PC e estás pronto para voltar à produtividade, sem perderes nem metade do tempo que irias perder a fazer backups e novas instalações.

Qualquer dúvida ou sugestão deixa nos comentários. Esperamos que tenha sido simples e eficaz, evitando desta forma formatar o PC. Mais dicas a caminho! A 4gnews está aqui para te ajudar.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy On Max é Oficial: Um gama-média com câmaras de topo

Samsung Galaxy A5 (2016) já está a receber o Android 7.0 Nougat

Samsung Galaxy J7 (2017): Dupla câmara é um dado garantido!