Depois da Jaguar ter assumido que vai deixar de recorrer a combustíveis fósseis em todos os seus veículos nos próximos anos, foi a vez da Ford anunciar que vai fazer o mesmo na Europa até 2030. A fabricante assume assim uma estratégia de eletrificação agressiva do seu portefólio.
Através de comunicado a marca avança ainda que até 2026 todos os seus veículos de passageiros serão elétricos ou híbridos. Até ao final da década o mesmo acontecerá com todas as suas ofertas para o mercado de consumo, com o segmento comercial a poder oferecer soluções híbridas plug-in.
Ford com transição agressiva para os veículos elétricos
Para levar a cabo este processo a Ford fará um investimento na ordem dos mil milhões de euros na sua fábrica em Colónia, na Alemanha. Isto permitirá a produção de um veículo 100% elétrico nos próximos dois anos como forma de fazer arrancar a transição.
Em termos globais a companhia vai investir 29 mil milhões de euros em veículos elétricos e autónomos até finais de 2025, acelerando a criação de um futuro exclusivamente elétrico no velho continente.
A marca promete uma enorme variedade de opções em termos de automóveis elétricos, com reforço de serviços e experiências digitais focadas no cliente.
Ford está a correr atrás da concorrência
Este compromisso da Ford deixa apenas 5 anos para proceder a uma reformulação que permita o fabrico de carros elétricos e PHEV. Em comparação, a Volkswagen vai fabricar 1.5 milhões de EVs até 2025, ao passo que a Mercedes-Benz se comprometeu com o fabrico de 6 carros 100% elétricos até 2023.
A Ford está neste momento com vendas acima das rivais mas continua atrás da Toyota na Europa, onde ocupa a nona posição do ranking.
O investimento na fábrica de Colónia chega depois de vários cortes noutras regiões do continente europeu que custaram mais de 100 mil postos de trabalho.
Editores 4gnews recomendam:
- Hyundai Ioniq 5: interior do carro elétrico revelado antes do lançamento
- Tesla Model 3: problema impossibilita carregamento do carro na Europa
- Jaguar abandona os combustíveis fósseis! Só veículos elétricos a partir de 2025