A Ford está a oferecer aos utilizadores dos seus carros elétricos um adaptador que permite carregar na rede Supercharger da Tesla. Recorde-se que o adaptador, por norma, custa cerca de 212€, no entanto, por enquanto, a Ford está a disponibilizá-los de forma gratuita aos seus clientes.
Acerca desta medida, o diretor de serviços de carregamento e energia da Ford, Ken Williams, salientou que esta fará com que o acesso a carregamento rápido, tanto nos Estados Unidos como no Canadá, possa passar para cerca do dobro.
O adaptador é grátis até dia 1 de julho
Tal como refere o The Verge, os utilizadores ainda poderão adquirir o adaptador, até ao dia 1 de julho. Passando essa data, também os clientes da Ford terão de pagar o valor correspondente a esta ferramenta destinada aos carros elétricos da marca.
No que toca ao tempo de espera, conta-se que a entrega não seja imediata. Como é fácil de prever, a Ford depende da Tesla para a disponibilização destes mesmos adaptadores, pelo que se conta que a oferta seja limitada, nesta fase inicial. Desta forma, o critério será bastante simples: ordem de chegada, ou neste caso, ordem de solicitação.
Nem todos os Superchargers são compatíveis
Ao longo de muito tempo, os Superchargers da Tesla foram exclusivos para veículos da marca. Contudo, a empresa de Musk começou a colocar as suas capacidades, também, ao serviço de veículos de outras marcas. Como refere Elon Musk sobre o assunto, o objetivo nunca foi que o Supercharger fosse uma espécie de muro intransponível.
Quanto a esta iniciativa da Ford, é importante que os clientes da marca retenham uma informação: nem todos os Superchargers são compatíveis com o adaptador. As versões V2 mais antigas, assim como algumas V3s, não permitem carregamentos para os veículos elétricos da Ford.
O carregamento com adaptador será menos rápido
Outra nota acerca do adaptador é que, ainda que permita carregar o veículo, não possibilita um carregamento tão rápido como se fosse um veículo da Tesla. Ainda que os adaptadores não consigam atingir a voltagem máxima, a Ford assegura que é possível efetuar o carregamento máximo, com um Supercharger Tesla.
De momento, trata-se de uma solução viável para quem tem carros elétricos da Ford. Contudo, a marca alerta para o curto-prazo desta mesma medida. O objetivo, tal como informa o The Verge, passa por produzir veículos elétricos com portas Tesla, o que eliminaria a necessidade em usar um adaptador.
Espera-se que este tipo de veículos comecem a aparecer por volta de 2025.