Com o famoso Pikes Peak International Hill Climb cada vez mais perto, a Ford já anunciou os detalhes do carro que irá competir na edição deste ano.
O F-150 Lightning SuperTruck é o novo exemplar de um veículo de competição elétrico, desafiando as suas marcas rivais em várias vertentes. Esta iniciativa surge na sequência da conquista de vários recordes na Pikes Peak International Hill Climb de 2023, com a SuperVan 4.2. Segundo a Ford, o seu objetivo principal é o de dar continuidade a esse sucesso.
Especificações impressionantes para uma prova exigente
A motorização deste colosso da engenharia automóvel conta com três motores elétricos STARD UHP, alimentados por seis células "Ultra-High Performance Li-Polymer NMC". Esta unidade motopropulsora transfere uns impressionantes 1,044 kW/1,419 PS de energia para a sua transmissão, o equivalente a mais de 1400 cavalos.
Além disso, a Ford desenvolveu, em conjunto com a STARD Advanced Research and Development, vários meios para este exemplar conseguir a excelência nas condições extremas da prova de Pikes Peak.
O camião apresenta, em primeiro lugar, um chassis que não se assemelha minimamente à sua versão de estrada. Além disso, possui uma asa dianteira com três módulos, condutas de exaustão no capô e nos faróis, saias dianteiras, difusores laterais e um difusor traseiro modular que impõe respeito.
Outros destaques incluem discos de travagem de cerâmica perfurada, bem como jantes de magnésio forjado, calçadas com uns largos pneus "slick" Pirelli P-Zero. O modelo apresenta também sistema de suspensão totalmente personalizado, com controlo de bordo permanente e completo.
Para terminar, estas modificações são complementadas com um aileron ostentivo, integrado na própria carroçaria do camião. Estes componentes permitem ao veículo produzir um total de 2,722 Kg de downforce a velocidades de 240km/h.
Como se irá comportar este exemplar na "corrida às nuvens"?
O SuperTruck irá ser conduzido pelo veterano de Pikes Peak Romain Dumas, um piloto com muita experiência em pista e um palmarés desejável. Além disso, foi também Romain que conduziu a SuperVan 4.2 da Ford, no Pikes Peak International Hill Climb 2023. O profissional demonstrou entusiasmo com a prova e a sua máquina, em conversa com a CarScoops:
"Depois de uma subida bem sucedida em 2023, estou entusiasmado por estar novamente ao volante com esta equipa e ajudar a ultrapassar os limites do que um veículo elétrico pode alcançar nas curvas desta pista lendária. Nos testes, o F-150 Lightning SuperTruck superou as minhas expectativas, pelo que esperamos que o tempo esteja bom para tentarmos fazer algo muito especial." - Romain Dumas