Durante o Automotive News Congress, Marin Gjaja, COO da unidade de negócios Model e EV da Ford, revelou que uma das prioridades da empresa atualmente é combater falsas crenças que as pessoas ainda têm sobre veículos elétricos (VE), levando-as a desconhecer todos os benefícios de um VE.
“Esse é o enigma para nós como indústria. [...] Temos clientes que têm medo de perdas e percebem mal o valor [dos EVs]", afirmou Gjaja, na ocasião, conforme noticiou a página eletreck.co.
Para tentar reverter esta situação, a Ford está a trabalhar com as suas concessionárias para educar os clientes, utilizando ferramentas como a Ford University. A ideia é mostrar que os benefícios de um VE começam na eficiência e na economia, mas vão além disso.
VEs da Ford podem funcionar como gerador de energia em emergências
Lançada em maio, a Ford University é uma plataforma de formação digital para as concessionárias, que utiliza ferramentas como vídeos com jogos e Inteligência Artificial para formar os funcionários e compradores, corrigindo perceções erradas sobre o valor dos veículos elétricos.
Segundo Gjaja, os VEs trazem uma série de vantagens adicionais, como acordar todos os dias com a bateria totalmente carregada e a conveniência de carregar o carro em casa, evitando assim as filas nos postos de combustível.
Para além disso, modelos como o F-150 Lightning da Ford oferecem funcionalidades extras, como o carregamento bidirecional, que permite que o veículo funcione como um gerador portátil em situações de emergência ou até para fornecer energia em acampamentos e locais de trabalho.
O Lightning, por exemplo, já foi utilizado por condutores durante furacões, terramotos e tempestades de neve, alimentando eletrodomésticos e outros dispositivos eletrónicos. Essa versatilidade é uma das grandes promessas dos veículos elétricos da Ford.
Adoção de VEs tem sido mais lenta do que o esperado
No mês passado, a Ford vendeu quase 9.000 veículos elétricos (VEs) nos EUA. Nos primeiros 8 meses de 2024, o total já chega a 61.366 VEs, o que representa um crescimento de 57,6% em relação ao ano anterior. No entanto, a empresa destacou que a adoção de VEs tem sido mais lenta do que o esperado.
A unidade de veículos elétricos da Ford enfrentou um prejuízo de US$ 2,5 mil milhões no primeiro semestre de 2024 e espera fechar o ano com perdas entre US$ 5 e US$ 5,5 mil milhões.
O cenário levou a fabricante a adiar alguns projetos, como o SUV elétrico de 3 fileiras, para se concentrar em modelos menores e mais lucrativos. A Ford está a apostar em veículos elétricos mais acessíveis e numa experiência definida por software como parte da sua estratégia para mudar o rumo nos próximos anos.
Além disso, a empresa também está a investir na sua equipa de ex-funcionários da Tesla, Rivian, Lucid e Apple para desenvolver uma nova plataforma de VEs de baixo custo. O primeiro modelo, uma carrinha elétrica de médio porte, está previsto para 2027.