A Força Aérea norte-americana acaba de receber a sua primeira e inovadora aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). O novo Midnight da Archer Aviation faz parte da iniciativa AFWERX Agility Prime para explorar e integrar tecnologias avançadas de utilização dupla.
Midnight é especialista em voos rápidos e consecutivos
O novo Midnight foi especialmente desenvolvido para efetuar voos rápidos e consecutivos, com um tempo mínimo de recarga. Mais: esta aeronave elétrica pilotada tem capacidade para transportar de até quatro passageiros.
O modelo é considerado um salto na tecnologia de aviação elétrica, uma vez que consegue atingir velocidades superiores a 160 km/h, ainda que tenha a sua capacidade de carga útil de cerca de 450 quilos completamente lotada.
Mas estes não são os seus únicos atributos. De acordo com o site Interesting Engineering, o design do novo Midnight conta com capacidades de descolagem e aterragem verticais, um motor de força elétrica proprietário e uma emissão de ruído muito baixa.
Juntando todos estes atributos, a nova aeronave elétrica é ideal para operações militares, visto que representa uma alternativa mais segura, económica e silenciosa face às aeronaves convencionais movidas a motor de combustão interna.
O mesmo site avança também que o Midnight tem potencial para aumentar a rapidez na resposta e a eficácia operacional em vários tipos de missões.
As forças militares norte-americanas em conjunto com a Archer Aviation testaram em conjunto a nova aeronave elétrica. O Midnight participou em várias missões simuladas, como evacuações médicas, transporte de carga, vigilância e reconhecimento e até operações de inteligência.
Estes testes serviram para avaliar o desempenho e capacidade de adaptação da aeronave nos mais diversos cenários e aplicações militares. Devido ao sucesso em todos estes testes, o Midnight chegou agora às mãos da Força Aérea dos EUA.