A OpenAI é conhecida principalmente pelos seus produtos de inteligência artificial, mas agora a empresa está a investir em levar a IA para os seus futuros lançamentos em hardware. Uma fuga de informação no X divulgada pelo informador Smart Pikachu descreve um dispositivo auricular que utilizará a tecnologia do ChatGPT.
De acordo com a publicação, este projeto de áudio da OpenAI visa concorrer diretamente com os AirPods da Apple e conta com o nome de código atual de “Sweetpea”.
Design diferente e funcionalidades avançadas
Como é possível ver nas imagens publicadas por Smart Pikachu, o dispositivo teria um design muito diferente do que estamos habituados nos fones atuais, adotando um formato de pílula e posicionando-se atrás da orelha.
A fonte também menciona que o dispositivo será equipado com um pequeno chip de 2 nm, que seria equivalente ao de smartphones e personalizado para ter ações semelhantes às do iPhone e emitir comandos da Siri.
Estas informações indicam que a intenção da OpenAI é que este dispositivo tenha capacidades além de trocar a música dos smartphones, podendo realizar tarefas mais complexas sem que o utilizador precise de mexer no ecrã do dispositivo móvel.
Preço elevado e previsão de lançamento
Um dos obstáculos para este produto ser popularizado é o seu preço. A fuga também revela que os custos de materiais dos “fonesGPT” serão bastante altos, com um valor próximo ao de um smartphone.
A estimativa de Smart Pikachu é que o dispositivo pode ser lançado em setembro deste ano, e a OpenAI estaria a projetar uma meta ambiciosa de vendas no primeiro ano, entre 40 e 50 milhões de unidades vendidas.
Novo foco da OpenAI é investir em hardware
Por fim, as informações indicam que este não é o único projeto de hardware da OpenAI. A empresa teria pedido que a Foxconn, a maior fabricante de eletrónica do mundo, se prepare para fabricar componentes para cinco dispositivos até ao quarto trimestre de 2028.
A notícia sobre este projeto chega após a OpenAI ter anunciado, em maio de 2025, a compra da io, startup de hardware de Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, que esteve envolvido na criação de dispositivos como o primeiro iPhone e o Apple Watch. A aquisição de mais de 6 mil milhões de dólares — a maior já feita pela OpenAI — tem o objetivo de criar produtos físicos que possam levar ainda mais IA para o quotidiano das pessoas.
