Há boas notícias relacionadas com segurança em Portugal. Lembra-se de ouvir falar sobre a estratégia de burlas informáticas do “Olá Pai, Olá Mãe”? A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou essa mesma rede ao deter o principal suspeito do esquema.
Tal como o nome indica, a burla em questão estabelecia contacto com os progenitores das vítimas. Os burlões faziam-se passar pelos filhos, referiam ter perdido o telemóvel e pediam dinheiro.
Foi detido um cidadão de 38 anos
As denúncias começaram a chegar há mais de um ano. Aparentemente, a PJ tem novidades sobre o decorrer dessa investigação. Em comunicado emitido pela PJ, estes afirmam ter descoberto o padrão deste esquema de roubos.
Assim, a Polícia Judiciária conseguiu “identificar coincidências e apensar mais sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova” (via Lusa).
Posto isto, foi detido um cidadão estrangeiro de 38 anos. No processo, também a filha e a esposa são arguidas. Segundo os dados obtidos pela PJ, esta era a única forma que o homem, que estava em Portugal desde setembro, usava para ganhar dinheiro.
Sobre casos semelhante a este, o diretor da PJ de Leiria, Avelino Lima, deixou conselhos para eventuais ocorrências futuras. “Acontecendo uma pessoa ser vítima, é importante denunciar logo, não deve esperar dias” - afirmou, de acordo com a mesma fonte.
Foram apreendidos 1 568 cartões
Quanto a esta investigação, a operação policial obteve números concretos. Foram apreendidos 49 “modem”, sendo que cada um tinha contidos 32 cartões SIM, ou seja, 1 568 cartões. Estes permitiam a criação de inúmeras contas no WhatsApp, por exemplo.
Segundo a PJ, isto podia traduzir-se em milhares de mensagens por dia. Feitas as contas, não será difícil de prever que o dinheiro roubado tenha sido significativo. De acordo com a CNN, tudo somado, os danos poderão ter estado na ordem dos milhões.
Ainda sobre a burla do “Olá Pai, Olá Mãe”, a PJ explica que se identificou “um padrão repetido com a utilização massiva de milhares de cartões, como se depreende da apreensão de 32 mil cartões já utilizados nas práticas criminosas” (via Lusa).
Como referido anteriormente, o suspeito foi detido na segunda-feira, dia 13 de maio. O próprio será interrogado em breve.