Até dia 2 de março de 2026 para validação de faturas
Este ano, a Autoridade Tributária está a acabar com a dispersão de datas para regularização da situação financeira que (potencialmente) dá azo a multas pesadas para a carteira.
No sentido de ajudar os contribuintes portugueses, o Fisco escolheu a rede social Instagram, para recordar uma data importante: a validação de faturas no portal de finanças, referentes ao ano fiscal de 2025.
A Autoridade Tributária recorda que até ao próximo dia 2 de março, todos os contribuintes têm de verificar, validar ou comunicar faturas de despesas de 2025, no Portal das Finanças, através da opção e-fatura e na área pessoal de cada utilizador.
O Fisco recomenda que os portugueses confirmem se as faturas estão bem classificadas e se estão associadas às categorias corretas. Tudo para que seja possível obter o máximo possível de deduções.
A autoridade portuguesa deixa outro aviso importante aos contribuintes, quanto a despesas efetuadas fora do território nacional.
No caso de os portugueses terem “despesas de saúde, formação ou educação” no exterior ou “encargos com imóveis realizados noutro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, com o qual exista intercâmbio de informação em matéria fiscal”, devem comunicar “as correspondentes faturas, inserindo os dados essenciais no e-Fatura”.
Geralmente, a validação de faturas no Portal das Finanças termina no último dia do mês de fevereiro. No entanto, este ano, o dia 28 de fevereiro calha a um sábado. Por essa razão, o término de validação passou para um dia útil da semana: a segunda-feira seguinte 2 de março.

