Firefox dá-te a privacidade que procuras ao bloquear 'trackers' de navegação

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O navegador Firefox começou a bloquear por defeito os chamados ‘trackers’ ou monitores de navegação. O objetivo é proteger os utilizadores de vários sites, anunciantes e empresas de análise de seguirem os seus passos online.

A medida deve também acelerar o Firefox, e tornar as tuas navegações mais privadas. Por outro lado, o objetivo é que os anunciantes moderem as práticas intrusivas que têm atualmente. Por defeito, os trackers conhecidos são bloqueados em janelas privadas, mas os cookies de terceiros sofrerão um bloqueio geral.

Quais as repercussões para os utilizadores

O Firefox passa a bloquear os trackers mais famosos no "modo padrão" de qualquer janela privada. Esta medida dá-te mais privacidade, e é vista como um meio termo. Se a empresa bloqueasse todos os trackers, alguns sites não iriam funcionar corretamente.

A detentora do Firefox – Mozilla – escolheu este meio caminho de forma a prevenir que os utilizadores encontrassem problemas de usabilidade. Caso queiras um bloqueio mais intensivo, poderás escolher o modo “estrito” nas definições, onde o bloqueio dos trackers será total.

Como ativar a funcionalidade

A medida já está em ação para qualquer novo utilizador e chegará aos atuais utilizadores “nos próximos meses”. Se não quiseres esperar pela mudança, deixo-te a forma mais simples de ativares a funcionalidade.

  • 1. Dirige-te às ‘Preferências’ do navegador
  • 2. Seleciona a opção ‘Privacidade e Segurança’
  • 3. Seleciona a opção de bloqueio de conteúdo que mais te convém

Esta é uma medida que vai agradar aos utilizadores que não querem ser constantemente monitorizados online. A medida coloca nas tuas mãos o poder de escolheres entre mais privacidade, que é trocadas por limitações em algumas páginas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Skype para Android e iOS: aprende como partilhar o ecrã do teu telemóvel
  • Google Fotos começa a receber o Dark Mode até no Android Pie
  • Playstation: conversas em grupo vão aumentar para um máximo de 16 participantes
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.