Firefox dá-te a privacidade que procuras ao bloquear 'trackers' de navegação

Bruno Coelho
Comentar

O navegador Firefox começou a bloquear por defeito os chamados ‘trackers’ ou monitores de navegação. O objetivo é proteger os utilizadores de vários sites, anunciantes e empresas de análise de seguirem os seus passos online.

A medida deve também acelerar o Firefox, e tornar as tuas navegações mais privadas. Por outro lado, o objetivo é que os anunciantes moderem as práticas intrusivas que têm atualmente. Por defeito, os trackers conhecidos são bloqueados em janelas privadas, mas os cookies de terceiros sofrerão um bloqueio geral.

firefox
O novo modo padrão de segurança do Firefox dá-te proteção e desempenho

Quais as repercussões para os utilizadores

O Firefox passa a bloquear os trackers mais famosos no "modo padrão" de qualquer janela privada. Esta medida dá-te mais privacidade, e é vista como um meio termo. Se a empresa bloqueasse todos os trackers, alguns sites não iriam funcionar corretamente.

A detentora do Firefox – Mozilla – escolheu este meio caminho de forma a prevenir que os utilizadores encontrassem problemas de usabilidade. Caso queiras um bloqueio mais intensivo, poderás escolher o modo “estrito” nas definições, onde o bloqueio dos trackers será total.

Como ativar a funcionalidade

A medida já está em ação para qualquer novo utilizador e chegará aos atuais utilizadores “nos próximos meses”. Se não quiseres esperar pela mudança, deixo-te a forma mais simples de ativares a funcionalidade.

  • 1. Dirige-te às ‘Preferências’ do navegador
  • 2. Seleciona a opção ‘Privacidade e Segurança’
  • 3. Seleciona a opção de bloqueio de conteúdo que mais te convém
firefox
O modo padrão é o mais equilibrado. O estrito bloqueia todos os trackers, mas limita a tua navegação

Esta é uma medida que vai agradar aos utilizadores que não querem ser constantemente monitorizados online. A medida coloca nas tuas mãos o poder de escolheres entre mais privacidade, que é trocadas por limitações em algumas páginas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.