Firefox Focus - nova versão reforça a privacidade do Gboard da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Mozilla Firefox é um dos mais populares e completo browsers ou navegadores para a Internet. A par do Google Chrome, Safari e Edge da Microsoft, o navegador da raposa flamejante acabou de receber novidades. Mais concretamente o Firefox Focus que pode utilizar o teclado Gboard da Google, é seu navegador especializado na privacidade para dispositivos móveis como o smartphone e tablet.

Vê ainda: nRansomware – Envie “Nudes” para desbloquear o PC, se faz favor!

Sobretudo numa altura em que tanta gente pode estar de olho em todos os teus dados, especialmente os piratas informáticos ou hackers, convém ter um navegador que se preocupe com a tua privacidade ou, pelo menos, que te forneça as ferramentas necessárias para uma navegação um tanto mais segura na Internet e é aqui que entra o Firefox Focus da Mozilla.

O que é o Firefox Focus da Mozilla?

Este que é um dos mais recentes produtos da Mozilla segue este rumo e providencia vários recursos para aumentar o sigilo de navegação, aumentar a velocidade e melhor ainda, diminuir o consumo de dados.

Este browser ou navegador promete bloquear automaticamente o rastreamento online durante as sessões de naveção na Internet e facilita bastante a eliminação de cookies e de todo o histórico de navegação. Basta tocar no ícone da lixeira ou nas notificações para eliminar praticamente todo o teu rasto.

Podes definir este navegador como padrão para ele entrar automaticamente no modo privado sempre que queres pesquisar ou ver alguma coisa na web.

Novidades para o Firefox Focus da Mozilla e para o Gboard da Google

A Mozilla começou recentemente a enviar uma atualização para este seu navegador mobile dedicado à manutenção e garantia da privacidade do utilizador.

A nova verão do Firefox Focus traz duas grandes novidades que tornam a sua utilização ainda mais gratificante e recomendável.

Em primeiro lugar, agora é possível abrir mais do que uma aba dentro deste navegador e alternar entre cada uma delas livremente. Note-se que até agora no Firefox Focus só podíamos utilizar uma página web de cada vez com este browser.

Importa frisar que continuam a existir limitações. Por exemplo não poderás abrir uma nova aba em branco e, só então, escrever o endereço para o qual queres ir através do Gboard da Google ou outro teclado. Para abrir esta segunda / terceira aba terás que clickar num link que, por sua vez, poderá abrir uma nova aba.

Privacidade, até no Google Gboard

Ao clickar / tocar num link interno surgirá um pop-up a perguntar se queres ir para aquele endereço através de uma nova aba.

Em seguida, para variar entre as abas que já tenhas aberto só precisas de tocar num botão de acção que será apresentado no fundo do ecrã / tela, perto do símbolo da lixeira /reciclagem.

A segunda grande novidade é que o Firefox Focus se tornou perfeitamente compatível em modo anónimo com o Gboard, o teclado oficial da Google. A partir de agora, sempre que abrires o Firefox Focus no modo privado / anónimo, o Google Gboard não vai memorizar as tuas palavras para melhorar a previsão de escrita.

Em suma, no modo privado será tudo efetivamente privado e nem o Google Gboard recolherá informações que, de alguma forma, pudessem comprometer a tua privacidade.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

As novidades já estão disponíveis na Google Play Store. E tu, que navegador costumas utilizar no teu smartphone?

Outros assuntos relevantes:

Phone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

e pondera investimento milionário em Centro de Dados na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.