Firefox Focus: O browser Android com uma prioridade, privacidade!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, parece que a privacidade dos utilizadores está ao preço do diamante. A internet é um lugar que consegue ser maravilho e extremamente perigoso ao mesmo tempo. Por isso, a Mozilla continua a lançar melhorias para o Firefox Focus, o seu browser para Android.

O Firefox Focus está apenas disponível para dispositivos móveis, e é um dos poucos browsers para Android que tem um foco quase exclusivo na privacidade dos utilizadores. Este é um fator importante, especialmente para utilizadores que não tomam grandes precauções enquanto navegam na internet.

Vê ainda: Google Chrome 71: Chegou o novo browser com novidades relevantes

Este browser tem como funcionalidade principal a capacidade de bloquear todos os tipos de tracking e publicidade online. Os utilizadores acabam por usufruir de dois benefícios com esta funcionalidade. Não só têm os seus dados muito mais protegidos, mas toda a experiência de navegação tornasse muito mais rápida.

Firefox Focus para Android recebe novas ferramentas para garantir a tua privacidade

Uma das regras básicas de segurança online é a limpeza regular do histórico de pesquisa/cookies. No entanto, são muito poucos os utilizadores que têm este hábito (incluindo eu...). O Firefox Focus, vai apagar todo o histórico de pesquisa sempre que o utilizador fechar a aplicação.

Agora, foi lançada uma nova atualização da sua versão para Android, trazendo duas novas funcionalidades que pretendem dar mais segurança e versatilidade aos utilizadores. Em primeiro lugar, temos a implementação da funcionalidade 'Enhanced Tracking Protection'.

Esta é uma funcionalidade que tem como objetivo principal colocar mais poder nas mãos dos utilizadores. De forma padrão, o Firefox Focus bloqueia literalmente todas as cookies e tracking. No entanto, com esta nova adição, vais poder selecionar alguns websites com os quais pretendes partilhar informação.

Normalmente nos browsers tens a possibilidade de criar uma 'blacklist' onde colocas os sites que não são de confiança. Neste caso, vais criar uma 'whitelist' onde poderás colocar todos os sites que são da tua confiança.

Em segundo lugar, foi também integrada uma importante ferramenta, a Google Safe Browsing. Esta é uma funcionalidade que analisa todos os URLs que visitas, em busca de atividade suspeita, que poderão pôr em risco tanto o teu smartphone como informações pessoais.

Assim que for detetado um URL suspeito, o browser irá lançar um aviso, que poderá depois ser respeitado ou ignorado. Esta é uma ferramenta extremamente útil que está em constante atualização por parte da Google. O melhor conselho que te posso dar é, a menos que tenhas 200% que o site que estás a tentar aceder é seguro, não ignores estes avisos!

Editores 4gnews recomendam:

Facebook. Novo ‘bug’ afeta privacidade de quase 6 milhões de utilizadores

Qualcomm trará Mozilla Firefox para o Windows 10 ARM da Microsoft

Firefox lança novo serviço com a segurança dos utilizadores em mente

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.