O Mozilla Firefox está longe de ser o browser mais popular do mundo, mas continua a investir na sua qualidade para tentar amealhar mais utilizadores. Para isso, ele vai apostar mais na privacidade dos utilizadores ao incluir uma VPN diretamente no navegador.
A novidade é avançada pela publicação The Register, que dá conta que esta funcionalidade ainda se encontra em fase de testes. E para isso, a Mozilla está a já a selecionar alguns utilizadores para se juntarem ao programa.
Mozilla convida utilizadores para testar a sua VPN embutida no Firefox
Uma publicação feita pelo staff da empresa nota que esta opção ainda se encontra numa fase inicial do seu desenvolvimento. Por isso, ainda poderá demorar algum tempo até chegar à sua versão final.
Entretanto, a Mozilla quer o contributo dos seus utilizadores para melhorar e aprimorar a experiência da sua VPN. Para tal, a empresa está a enviar convites a um grupo selecionado de utilizadores para se juntarem ao programa beta.
Se usas o Firefox e receberes este convite, terás, obviamente, a opção de o aceitar ou ignorar. Se aceitares entrar na experiência, serás um dos primeiros a testar a VPN incluída no Firefox.
Segundo aquilo que se sabe, a Mozilla está a adotar um desenvolvimento faseado para este recurso. Numa primeira fase, os utilizadores terão ao seu dispor uma versão básica da VPN, com mais funcionalidades a serem adicionadas posteriormente.
É importante notar que a VPN incluída no Firefox irá, por defeito, conectar-se ao servidor que lhe conferir mais desempenho. Essa estratégia pode não agradar a alguns utilizadores, sobretudo aqueles que usam este tipo de serviço para contornar bloqueios regionais.
Este recurso não está relacionado com a Mozilla VPN
Se conheces os serviços oferecidos pela Mozilla, então convém sublinhar que esta VPN não está relacionada com o Mozilla VPN. O último é um serviço de VPN autónomo que os utilizadores podem usar em até cinco dispositivos.
Já aquilo que falamos agora estará incluído apenas no Firefox e só funcionará dentro deste. Para aceder à VPN, os utilizadores encontrarão um ícone perto da barra de pesquisa.
Para já, ainda não existe uma data definida para o lançamento geral desta VPN. Espera-se que isso aconteça nos próximos meses, sendo disponibilizada para a versão desktop e dispositivos móveis.