Firefox 56 - Chegou a nova versão para Android e PC - Descarrega Aqui

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Mozilla tem criado bastante expectativa em torno do Firefox 57, apelidado de Firefox Quantum, promete velocidades de navegação invejáveis e melhorias de estabilidade tanto para os utilizadores Android como para a sua versão para computador / desktop. Chega ao fim o suporte do plugin Adobe Flash na versão mobile e muitas mais novidades, também para a versão PC / desktop.

Vê ainda: Google Fotos – Mudanças, novidades, Álbuns e Inteligência Artificial

De momento o Firefox 57 ainda não está pronto para o publico mas, entretanto, já podes experimentar e utilizar a sua versão Firefox 56 que acabou de ser disponibilizado para o público e traz várias mudanças face à sua versão anterior. Vejamos agora o que mudou com a nova versão:

Chegou o novo Firefox 56 da Mozilla!

Em primeiro lugar, a Mozilla retirou o suporte para as versões antigas do Android, mais concretamente, do Android 4.0 (portanto terás que ter um smartphone com o Android 4.1 ou superior). Em segundo lugar, a Mozilla retirou também o suporte para o plugin Flash da Adobe.

O primeiro ponto não deverá afetar um grande número de utilizadores, uma vez que segundo os últimos dados da Google apenas 0.6% de todos dos Android's correm a versão Ice Cream Sandwich portanto não terá grande impacto.

Mais ainda, o ICS foi a última versão do Android que tinha suporte pelo plugin do Adobe Flash portanto agora que um foi excluído, o outro também já não tinha razão para subsistir. Aqui a Mozilla fez o que precisava de ser feito. Segundo a própria, até 2020 este plugin será completamente removido das versões para PC / desktop.

Suporte para Adobe Flash chega ao fim nas versões para Android

O novo Firefox 56 também inclui várias melhorias para as WebExtensions no Android. Caso não saibas no que consiste esta função, trata-se do novo padrão para os add-ons ou extensões do navegador.

É baseado em larga medida no seu rival, Google Chrome e no seu mecanismo de extensões. Está mais intuitivo e, regra geral, seguro para qualquer tipo de utilizador.

Temos também várias novas API's, algumas funções que previamente só estavam disponíveis para a versão PC / desktop estão agora também disponíveis na versão mobile deste navegador. Este parece ser o curso de ação da Mozilla, encurtar a diferença entre as versões PC e Android para uniformizar toda a experiência de utilização dos seus serviços.

Descarrega o novo Mozilla Firefox 56 para Android, AQUI:

  • Google Play Store
  • Via apkmirror

Descarrega o novo Mozilla Firefox 56 para PC, AQUI:

  • Página oficial do navegador

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, costumas utilizar este navegador para PC? E no teu smartphone, qual é o teu navegador favorito?

Outros assuntos relevantes:

O smartwatch com 3G de 70€ – Um alternativa ao Apple Watch Series 3

Apple iPhone 8 – Algumas unidades chegam com ecrã descolado

d Oreo está prestes a chegar ao Samsung Galaxy S8+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.