Com a rede Find My Device da Google no ativo, é agora hora de otimizar ainda mais o rastreamento de dispositivos. Para isso, em breve, vão chegar dois novos recursos que chegam para assegurar a privacidade do utilizador e acelerar todo o processo para encontrar o terminal desaparecido. Vamos conhecer os novos recursos em pormenor.
1. Desbloqueio biométrico
Sempre que um utilizador recorre à rede Find My Device da gigante de pesquisa, é-lhe solicitado que insira a password da sua conta Google. Tal acontece por razões relacionadas com a segurança e privacidade, mas atraso um pouco o processo.
Para acelerar mais as coisas, em breve a Google vai introduzir o novo recurso de desbloqueio biométrico. A informação chega através do site Android Authority que avança que a verificação de identidade do utilizador será feita através de dados biométricos.
O mesmo site conseguiu detetar a opção na versão mais recente da app Find My Device e garante que o recurso está quase pronto para ser disponibilizado a todos os utilizadores.
2. Bloqueio remoto
Mas a Google tem mais uma novidade para os utilizadores. A segunda nova funcionalidade, designada por Remote Lock, vai permitir o bloqueio remoto dos terminais desaparecidos.
Neste momento, para bloquear um terminal extraviado, os utilizadores têm de recorrer à app Find My Device num smartphone de um amigo. Aqui, têm de fazer o login da sua conta Google. Este passo pode ser desafiante, sobretudo se os utilizadores usarem gestores de passwords.
Com o novo recurso Remote Lock parece que basta apenas escrever o número de telefone para que o terminal fique automaticamente bloqueado.
Segundo o site Android Police, a nova funcionalidade vai ser lançada como parte integrante da atualização do Google Play Services. Vai ser disponibilizada ainda durante este ano e para todos os dispositivos Android 10 ou posterior.