![]()
Uma das vantagens que o iOS sempre apresentou face ao Android é a sua funcionalidade de partilha de ficheiros AirDrop. Este recurso permite uma partilha simples e rápida entre dispositivos Apple, mas há muito que todos desejavam que o seu rival fosse também suportado.
Quick Share já suporta partilha de ficheiro com o AirDrop
Essa espera acabou finalmente já que a Google acaba de anunciar que o Quick Share já suporta partilha de ficheiros via AirDrop. Trata-se de uma novidade que visa simplificar a partilha de ficheiros entre dispositivos Android e iPhone.
Num esclarecimento enviado à Android Authority, a Google explica que alcançou esta compatibilidade por mérito próprio. Ou seja, a Apple não prestou qualquer ajuda no processo de trazer uma funcionalidade que os utilizadores aguardavam há muito.
A ausência de contribuição da Apple neste processo levanta ainda alguns receios relativamente à longevidade desta opção. Por outras palavras, existe algum receio que a Apple bloqueie a interoperabilidade entre o Quick Share e o AriDrop.
Smartphones Pixel 10 são os primeiros a suportar esta funcionalidade
A Google esclarece que este suporte será disponibilizado, em primeiro lugar, para a linha de equipamentos Pixel 10. Mais smartphones serão adicionados futuramente, mas ainda não existe um calendário para tal.
A partilha de ficheiros entre o Android e iPhone funcionará através do modo "Todos apenas durante 10 minutos". Tal como funciona atualmente, poderás confirmar o nome da pessoa que irá receber os ficheiros no ecrã do teu smartphone, garantindo que a partilha é feita com a pessoa desejada.
A Google acrescenta que esta partilha será feita diretamente entre os dois dispositivos, ou seja, sem servidores externos pelo meio. Isso significa que toda a tua informação não é vista por terceiros, nem será gravada.
A segurança dos utilizadores e dos seus dados está assim garantida durante todo o processo. Todas as salvaguardas aplicadas nesta funcionalidade foram testadas por especialistas em segurança independentes para garantir a sua segurança.
Ficou ainda expressa a vontade da Google em tornar esta funcionalidade compatível com outros modos disponíveis no Quick Share. Ela espera poder colaborar diretamente com a Apple para permitir que a opção "contactos apenas" possa ser adicionada.