Finalmente a Apple permitirá mais personalização no 'home screen' do iPad

Carlos Oliveira
Comentar

Com a disponibilização da quinta beta do iPadOS chega uma novidade pela qual muitos esperavam. Com esta versão de software, será possível personalizar a quantidade de ícones a serem apresentados em cada página do 'home screen' do iPad.

Até agora, os utilizadores iPad estão limitados a uma disposição de 20 ícones, no total, no seu ambiente de trabalho. Isto traduz-se numa configuração de cinco colunas e quatro linhas.

iPadOS layout

Agora poderás escolher entre mais ícones ou ícones maiores no teu iPad

Com a nova beta do iPadOS poderás escolher entre "mais ícones" ou "ícones maiores". Esta é a forma como a Apple está a rotular esta nova possibilidade no seu software.

Na prática, o que isto representa é que poderás escolher entre 4 x 5 ícones ou 6 x 5 ícones. Assim, passará a ser possível ter até 30 ícones em cada página do ambiente de trabalho do iPad.

iPadOS settings

Finalmente a Apple permite que possamos aproveitar melhor o espaço que o ecrã de um iPad nos proporciona. Tal como as coisas estão hoje, temos muito espaço desaproveitado no 'home screen' de qualquer iPad.

Esta funcionalidade seria muito bem-vinda ao iPhone também

Depois do aparecimento desta funcionalidade no iPadOS, é quase impossível não esperar que o mesmo possa acontecer no iOS. Seria particularmente útil para quem possui um iPhone XS Max, em que o seu ecrã maior apresenta a mesma quantidade de informação que um iPhone XS.

Para já, não temos indicação de que esta função possa migrar para o iOS e, consequentemente, para o iPhone. Seria interessante que tal pudesse acontecer, mas teremos de esperar por versões futuras desse sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.