A notícia surgiu de forma inesperada: a Xiaomi pode acabar com o seu programa de desbloqueio de bootloader, a nível global até 2025.
A informação chegou através do leaker Chun Bhai que anunciou na rede social X que a marca chinesa pode dar um fim ao atributo que permite instalar ROMs personalizadas nos smartphones Xiaomi.
O que significa o desbloqueio do bootloader para os utilizadores
Esta não é a primeira vez que ouvimos falar no fim do programa de desbloqueio do bootloader. A Xiaomi já deu um fim a este programa no mercado chinês e, de acordo com o rumor, pode fazê-lo agora no resto do mundo.
Na prática, tal vai afetar de forma significativa os utilizadores que usam este recurso para otimizar e personalizar o software. Vários terminais Xiaomi dependem de ROMs personalizadas para fornecer um desempenho melhor e obter atualizações de segurança mais rapidamente.
Com o fim deste programa, esta personalização e, consequentemente, os seus benefícios acabam. E esta é uma má notícia para a comunidade de seguidores da marca, visto que este programa era um dos pontos fortes de venda dos dispositivos móveis.
A razão para o fim do programa de desbloqueio do bootloader
A Xiaomi não é alheia ao sucesso deste programa, mas há uma razão forte para o fazer. Na China, nova legislação pode obrigar as empresas tecnológicas como a Xiaomi a controlarem mais os dados do utilizador e a segurança de cada dispositivo.
Ora se esta nova regulamentação se estender à escala global, tal vai forçar a Xiaomi a agir em conformidade. E só há uma forma de o fazer: sacrificar a liberdade de personalização para uma maior segurança nos seus equipamentos.
Para já, a Xiaomi não comentou a situação, não confirmando nem negando os rumores sobre este programa. Teremos de aguardar para ver os próximos episódios desta saga.