Samsung Galaxy S21 já não recebe One UI 8.5
Agora que já sabemos quais os dispositivos que são elegíveis para receber a nova interface One UI 8.5 da Samsung, conseguimos confirmar que os modelos principais da série Galaxy S21 vão deixar de receber atualizações de software. Aliás, já nem sequer receberam a One UI 8.0.
A razão para isso acontecer é simples: na altura do lançamento desta série, a Samsung ainda não aplicava a sua política generosa de atualizações aos modelos de primeira linha. Recorde-se que agora os modelos Galaxy S estão abrangidos por sete anos de atualizações de software e segurança.
A série Galaxy S21 foi lançada em janeiro de 2021. Nessa época, a gigante sul-coreana dava “apenas” 4 anos de apoio ao software. Mas a questão da desatualização torna-se relevante no sentido de que este terminal tem hardware que continua a funcionar bem (via AndroidPolice).
Recorde-se que este modelo chegou equipado com o processador Exynos 2100, na sua variante base europeia, aliado a um máximo de 8 GB de memória RAM e de 256 GB de armazenamento interno. Já o Galaxy S21 Ultra contava com o mesmo processador Exynos, mas está equipado com até 16 GB de RAM e até 512 GB no armazenamento interno.
Por que razão o Galaxy S21 está a ficar para trás
E ainda que o hardware continue a funcionar é também a razão para estes topos de gama mais antigos ficarem para trás. Tomemos como exemplo o Galaxy S21 base. O seu máximo de 8 GB de memória RAM não é o suficiente para lidar com os atuais recursos Galaxy IA.
Para efeitos de comparação, o Galaxy S25 conta com 12 GB de memória RAM em todas as suas variantes de armazenamento. E isso acontece para que o processamento de alguns recursos baseados em Inteligência Artificial possa ser efetuado localmente no dispositivo.
Passemos para o Galaxy 21 Ultra que conta com um máximo de 16 GB de RAM. Neste ponto tudo certo, mas depois temos de olhar para o processador. O Exynos 2100 não tem o poder de desempenho necessário para responder às exigências do processamento dos recursos IA.
Portanto, não seria assim tão benéfico estes terminais receberem a próximo One UI 8.5, visto que vários recursos não estariam ativos. E isso é algo que tens de ter em consideração quando se fala em vários anos de atualização do software.
As boas notícias é que agora as marcas incluem já hardware mais avançado e, sobretudo, melhor preparado para resistir no tempo, aguentando mais até atingir o estatuto de datado. E, nesse sentido, um maior número de ano de atualizações de software é muito bem-vindo.
