Fim da linha para os smartphones Samsung Galaxy Note

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung está prestes a encerrar a linha Galaxy Note. O burburinho que teve o seu início nos confins da Internet foi crescendo até ser encarado como possibilidade real e agora, perante o relato avançado pela agência Reuters, torna-se num lúgubre auspício.

De acordo com a peça mais recente o futuro da linha Galaxy Note está traçado, com fontes próximas da Samsung a indicarem 2020 como ano da derradeira geração. Os outrora gigantes da produtividade com stylus terão os dias contados, com razões para tal.

A pandemia COVID-19 é uma das razões citadas para o fim dos Note

Perante uma quebra acentuada nas vendas de smartphones topo de gama, especialmente no segmento premium, e em parte devido à incidência da pandemia COVID-19, a líder de mercado terá já efetivado a decisão de aposentar esta gama de produtos.

Chegaram à fama pelo grande ecrã e a caneta, ou stylus para tirar notas, desenhar, controlar e interagir com o smartphone. Dividindo-se em dois equipamentos atualmente, a versão base e a versão high-end com o modelo Pro, em ambos os casos ter-se-á sentido uma forte quebra de vendas. Tendência que, aliás, já se vinha a fazer sentir, com agravamento no presente ano.

Esta tese encontra sustento, por exemplo, nos dados partilhados recentemente pela agência Canaly relativamente ao terceiro trimestre de 2020. O relatório mostra-nos que a Samsung vende muito, mas não tem um topo de gama no Top de vendas.

Em 2021 não teremos um Samsung Galaxy Note

A Reuters aponta ainda que para 2021 não existem planos para o lançamento de um novo smartphone da linha Galaxy Note. Este ponto terá sido confirmado por três fontes próximas do assunto que preferiram manter-se no anonimato.

Note-se ainda que estes planos não foram dados a conhecer ao público, existindo por isso uma réstia de esperança. Todavia, a peça indica também que para 2021 um dos novos smartphones da linha Galaxy S21 virá equipado com a caneta S-Pen.

Caso tal se materialize, o Samsung Galaxy S21 Ultra (operando um palpite educado sobre a versão escolhida), viria substituir o atual Note 20 Ultra e suprir a necessidade de uma atualização dessa linha. Seria, e provavelmente será, o ponto final nos Note.

Em 2021 teremos um Galaxy S21 equipado com a S-Pen

Além do S21 Ultra com a S-Pen, as fontes sugerem ainda que a gama de smartphones dobráveis da Samsung ocupará o lugar de destaque até então detido pela linha Note. Algo que vai ao encontro das prioridades recentemente divulgadas pela chefia da fabricante sul-coreana aquando da última conferência com investidores e acionistas.

Mais ainda, a próxima geração de smartphones dobráveis será compatível com a S-Pen que, no caso desses modelos, será vendida em separado, segundo avança uma das fontes que prestaram declarações à agência Reuters.

De igual modo, outra das fontes avançou que os esforços e investimento normalmente dirigidos à linha Note passarão a ser canalizados, na íntegra, para a gama de dispositivos dobráveis. Em síntese, um foco total nos dobráveis da Samsung.

Quebra generalizada na venda de smartphones premium

Colhendo o testemunho de Tom Kang, analista da agência Counterpoint em declarações à Reuters, as vendas da gama Samsung Galaxy Note deverão cair na razão de um quinto. Este ano deverão somar 8 milhões de unidades vendidas, não mais que isso.

Por sua vez, a gama Galaxy S também sentirá uma quebra significativa no volume de vendas, com menos 5 milhões de unidades vendidas face ao ano anterior, mas mesmo assim conseguindo somar 30 milhões de dispositivos vendidos em 2020.

"A procura por smartphones premium sentiu um revés negativo, com as pessoas a não procurarem novos produtos", indicou Kang à Reuters.

A linha Galaxy Note foi lançada em 2011, chocando os consumidores com os ecrãs enormes para o padrão de então. O passar do tempo viria a tornar esta gama de produtos numa referência e a ajudar a popularizar smartphones cada vez maiores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi perde liderança! Estes são os Android mais potentes de novembro
  • Tens um smartwatch Samsung Gear? Temos más notícias para ti
  • OnePlus 9 pode mudar de nome por causa do Snapdragon 888
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.