Já começa a ser rotina dizer que a Inteligência Artificial (IA) está num processo de crescimento exponencial. A novidade é que também pode estar prestes a ser utilizada em filmes de cinema.
De acordo com a Indie Wire, a Sony tem intenções claras de usar IA para o próximo filme do “Spider-Verse”. O objetivo é muito claro: poupar custos de produção, como refere o CEO da Sony Pictures Entertainment (SPE).
O responsável da Sony acredita que a IA ajudará financeiramente a empresa
No entender de Tony Vinciquerra, a IA pode ser uma ferramenta com a capacidade de salvar os cofres das grandes empresas ligadas ao cinema. Como o próprio advoga, o grande problema atual reside nos gastos.
Posto isto, o próprio não teve qualquer tipo de problema ao assumir que a empresa tem o claro objetivo de começar a ter formas mais “eficientes” de produzir cinema e televisão. Por outras palavras, a aposta da Sony em IA veio para ficar.
Numa sociedade onde cada vez mais se questiona a influência da IA no propósito humano, é natural que esta medida possa gerar alguma controvérsia junto da indústria do cinema.
Afinal de contas, sempre associamos a criatividade ao ser humano, mas, ao que tudo indica, a máquina revela ser uma grande ameaça a essa mesma condição. Recorde-se que a Sony teve uma greve de 8 meses no ano passado por causa do uso de IA, como recorda Vinciquerra.
Posto isto, é expectável que muitos profissionais de Hollywood se vão insurgir contra esta intenção da Sony. De acordo com o CEO da SPE, “os acordos resultantes das greves do ano passado definirão aproximadamente o que podemos fazer com a IA” (via Indie Wire).
Vinciquerra mostrou interesse em fazer investimentos "estratégicos"
Outra ponta que Vinciquerra deixou solta tem a ver com os futuros investimentos a serem feitos pela Sony. O próprio não deu grandes detalhes, mas deixou bem claro que a empresa procura apostas “estratégicas” e proveitosas para a marca.
Como o próprio destaca, este tipo de aposta tem sido um grande sucesso para a Sony e a empresa “não vai fugir” desta forma de trabalhar. O objetivo do CEO é simples: “mais propriedade intelectual, mais produtos, mais biblioteca para vender”.
De qualquer forma, deixa a garantia de que a Sony não pretende expandir-se para o streaming. Segundo a mesma fonte, o foco não é ter mais negócios, mas sim torná-los mais eficazes e rentáveis.
Resta esperar para ver os resultados da aposta da Sony em IA. Se estes forem positivos, é bem possível que se comece aqui a marcar uma tendência na indústria cinematográfica.