Mesmo que não ganhe qualquer estatueta (algo muito improvável), "Sinners", de Ryan Coogler e que tem Michael B. Jordan, Jack O'Connell e Hailee Steinfeld como protagonistas, já fez história no mundo do cinema. Isto porque acaba de ser nomeado para 16 Óscares (que a partir de 2029 vai ser transmitido noutra plataforma) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a 98ª edição, que decorrerá em março.
Até agora, o maior número de nomeações (14) de um só filme era partilhado por três filmes: "Eva" (1950), de Joseph L. Mankiewicz, "Titanic" (1997), de James Cameron, e "La La Land" (2016), de Damien Chazelle.
Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário (Delroy Lindo), Melhor Atriz Secundária (Wunmi Mosaku), Melhor Fotografia (Autumn Durald Arkapaw), Melhor Realização, Melhor Argumento (também por Ryan Coogler), são as principais nomeações desta longa-metragem de terror, sendo que as restantes nove nomeações são para categorias técnicas.
Qual o enredo de Sinners?
A obra decorre na década de 1930 e acompanha os irmãos Smoke e Stack Moore que a regressam a casa, no Mississippi, depois de trabalharem para a máfia de Chicago. Compram uma serraria e um bar e usam a sua experiência como gangsters para garantir que os seus negócios prosperam. Tudo parece estar a correr bem, mas os problemas acabaram de chegar à cidade, problemas de natureza sobrenatural.
O que diz a crítica?
Como seria de esperar, está a deixar a crítica (e o público) totalmente rendida. No primeiro caso, no Rotten Tomatoes, soma 97% de aprovação e selo de Fresh. Já na opinião do público, soma 96% e o selo devido (Hot).
"Uma fusão estrondosa de narrativa visual magistral e música contagiante. O primeiro blockbuster original do argumentista e realizador Ryan Coogler revela toda a extensão da sua imaginação", escrevem os críticos de forma unânime.
"Ryan Coogler não só entregou um sucesso de vampiros deliciosamente brutal [...] sem pedir desculpa, repleto de um elenco de peso e uma banda sonora eletrizante", é a opinião unânime da audiência.
Além disso, nos últimos dias também chegou à HBO Max um dos melhores filmes de 2025 e também ele nomeado para umas impressionantes 13 categorias nos Óscares, sendo apontado por muitos como o grande favorito nas principais categorias.
