Numa jogada que surpreendeu tudo e todos, a HBO Max acaba de receber no seu catálogo (português) um dos melhores filmes do ano, apontado por muitos como o favorito à conquista do(s) Óscares.
De recordar que a partir de 2029, a cerimónia vai passar a ser exibida de forma gratuita num outro 'canal'. Assim sendo, "Batalha Atrás de Batalha" ["One Battle After Another"] chegou nesta sexta-feira, 19 de dezembro, à plataforma de streaming.
A longa-metragem é do realizador Paul Thomas – um autêntico mestre da Sétima Arte – e conta com um elenco que junta com nomes como Leonardo DiCaprio, Sean Penn ou Benicio Del Toro.
Qual o enredo?
A obra companha Bob Ferguson, um ex-revolucionário (DiCaprio), que vive escondido numa pequena cidade do norte da Califórnia sob uma identidade falsa. Entre o álcool, as drogas e a paranoia constante, Bob tenta levar uma vida discreta, tendo como prioridade absoluta proteger a filha Willa.
Ambos fugiram durante anos depois da queda dos French 75, o grupo de resistência a que pertenciam, desmantelado após a captura de Perfidia, mãe de Willa (Teyana Taylor). A narrativa arranca de forma explosiva com uma operação violenta num centro de detenção de imigrantes na fronteira, deixando claro que o passado revolucionário continua bem vivo.
A partir daí, Bob é arrastado novamente para um ciclo de confrontos, perseguições e alianças instáveis, numa luta constante contra um sistema que nunca esquece. No centro do conflito está o coronel Lockjaw (Sean Penn), uma figura implacável que personifica o poder autoritário, racista e esmagador do Estado. Lockjaw não persegue apenas Bob, persegue tudo o que ele representa.
O que diz a crítica?
É o filme mais bem avaliado do ano no Rotten Tomatoes com uns impressionantes 95% entre os críticos. Como tal, não surpreende que esteja como grande favorito também nos Golden Globes.
"Uma aventura épica e maluca, repleta de cenas de ação de tirar o fôlego, é o filme mais divertido de Paul Thomas Anderson até o momento, além de ser um dos mais ricos em temas", é a opinião unânime da crítica.
