O iPhone XS tem uma das melhores câmaras do mercado. A Apple não brinca com os sensores. Ainda que não ofereçam a imensidão de possibilidades dos concorrentes, as fotografias tiradas com um iPhone são de qualidade. O vídeo também é outro fator em vantagem. A estabilização é de qualidade e as cores também.
Ou seja, não estamos aqui para dizer que a câmara do iPhone XS é má. Muito pelo contrário. Porém, estamos aqui para dizer que a mais recente "curta metragem", onde a Apple diz "Filmado num iPhone" não é propriamente verdade.
Primeiramente temos de perceber que isto é um pequeno golpe de publicidade e de Inglês. "Shot on iPhone". O vídeo até pode ter sido gravado num iPhone, porém, foram garantidamente usados acessórios que estão longe para o consumidor comum.
Filmado num iPhone com uma lente e acessório mais caro que o telemóvel
Passo a explicar, enquanto que noutros fabricantes como Samsung e Huawei pudemos ver câmaras DSLR (profissionais) a tirar as fotografias que alegadamente os smartphones conseguiam fazer, esta filme da Apple foi gravado com um iPhone mas com uma lente profissional.
Ou seja, é muito provável que tenhamos algo idêntico ao que podes ver acima. Um iPhone a fazer a gravação mas uma lente profissional a captar o momento. Isto significa que dizer ao simples utilizador "Hey, alguém fez isto, tu também podes", não é propriamente verídico. Até porque o investimento para tal é enorme.
Um Apple iPhone não conseguiria esta perfeição no vídeo
Podemos comprovar este acessório nas várias filmagens ao longo da curta metragem. O efeito bokeh (modo desfocado) é simplesmente perfeito em todas as ocasiões. Ainda que o iPhone faça um trabalho decente na fotografia, está longe (muito longe) de conseguir estes resultados no vídeo. Ademais, nos créditos a Apple indica que foram usados aplicações e acessórios adicionais.
Em suma, compreendo que a curta metragem até tenha sido "gravada" num iPhone. Porém, não é propriamente qualquer utilizador com um iPhone que conseguirá tal qualidade. Um golpe pouco normal para a publicidade da Apple.
Editores 4gnews recomendam: