Files Go - Descarrega aqui a App de gestão de ficheiros oficial da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acabou de disponibilizar uma nova aplicação (App) para gerir os ficheiros, fotografias, arquivos e demais quinquilharias presentes no teu smartphone. Até à data, nenhum dos equipamentos da marca (os Pixel) possuía um gestor de ficheiros e apesar de não faltarem alternativas de valor nae

Esta aplicação (App), segundo avança o blog theandroidsoul foi inadvertidamente colocada na loja oficial da plataforma Android, a Play Store e entretanto removida. Felizmente alguns utilizadores fizeram o download do APK (o pacote de instalação desta aplicação) e agora podemos já experimentar o novo produto da gigante de Mountain View, California.

Chama-se Files Go e é o gestor de ficheiros oficial da Google

Esta App que agora vemos foi feita para dispositivos Android com 1GB ou menos memória RAM no seu interior e isto significa que toda a App foi altamente optimizada para não sobrecarregar os recursos do teu smartphone.

A App chama-se Files Go e estará inserida no programa / plataforma Android Go, uma abordagem mais "leve" e simplificada a todo o sistema operativo Android Oreo, sendo este concebido para correr em dispositivos com recursos limitados.

Conta também com outras Apps como o Chrome, Gboard e até o YouTube Go, todas elas otimizadas para funcionar em dispositivos com 1 ou menos GB de RAM. Esta é uma das novidades do sistema operativo Android Oreo que poderá facilitar a utilização dos smartphones mais modestos.

A Google chama-lhe "experiência de Android Go" foi concebida especificamente para os mais modestos dispositivos como o Nokia 2 que será uma boa escolha de smartphone para mercados em desenvolvimento como por exemplo a Índia.

À boa moda da Google, todo o aspecto da App em si é bastante simples com apenas duas pasta principais, o Armazenamento e os Ficheiros. Imediatamente ao abrires esta App oficial da Google terás o ecrã ou menu do armazenamento que te mostrará quanto espaço livre ainda tens.

- Podes descarregar AQUI o APK da App Files Go

Para além disso poderás ver o tamanho da memória cache, o espaço ocupado por esta e várias pastas presentes no teu dispositivo. Terás também a possibilidade de libertar espaço no teu smartphone ao poderes eliminar facilmente os ficheiros duplicados.

Terás também uma funcionalidade integrada que te permitirá transferir ficheiros com a ferramenta "File Transfer", sendo uma das peculiaridades desta App que agora poderás descarregar para o teu Android.

O link para download pode ser encontrado acima e o ficheiro APK é seguro e de simples instalação. Caso tenhas interesse experimenta e deixa-nos também o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

WhatsApp – Como apagar mensagens antigas no WhatsApp

ndroid One está agora a 176€

DxOMark – Apple iPhone X é o melhor smartphone para fotografia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.