Files da Google perde uma nova medida de segurança antes de ser lançada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Há poucas semanas noticiamos que a Google iria adicionar uma pasta segura ao seu explorador de ficheiros Files. Tal como o nome sugere, esta seria uma pasta privada que só poderia ser acedida por intermédio de um PIN.

Ainda antes de disponibilizar essa opção aos utilizadores, a Google tomou a decisão de descontinuar essa pasta segura. Descontinuar pode não ser a palavra mais correta, já que a funcionalidade nunca chegou a ser oficial, mas é a melhor forma que tenho para descrever o que aconteceu.

Pasta segura no Files da Google já foi cancelada

A novidade está a ser partilhada por um dos editores do fórum XDA Developers, os mesmos que descobriram a sua existência. Quando tentam aceder a essa pasta, deparam-se com um aviso a dar conta de que aquilo que pretendem aceder já não se encontra disponível.

É frisado que já não é possível mover mais ficheiros para essa pasta segura. Aqueles que já lá se encontravam, acabarão por ser movidos para outra localização ou apagados brevemente.

Não deixa de ser curioso notar que a Google deu-se ao trabalho de colocar um aviso para o desaparecimento de algo que nunca chegou a ser oficial. Isto talvez se deva aos testes internos que estavam a ser feitos e para que os seus funcionários não percam os ficheiros que lá tinham guardado.

O que motivou a Google a desistir desta ideia?

Possivelmente nunca sabermos o porquê da decisão da Google. Uma vez que a funcionalidade nunca chegou a ser lançada para o público, a empresa não se sentirá impelida a justificar esta posição.

Provavelmente, depois de todos os testes internos realizados, concluiu-se que esta pasta não serviria totalmente o seu propósito. Ou então não foi atingido o nível de segurança pretendido.

A verdade é que só podemos especular relativamente aos motivos desta decisão. Seja como for, continuarás a ter de usar uma aplicação externa ao Files para poderes manter ficheiros sensíveis inacessíveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google quer acabar com as chamadas indesejadas no teu Android. Sabe como
  • Google Fotos recebe botão que se apresenta tão simples quanto útil!
  • Youtube Go atinge marca impressionante na Google Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.