A FIFA prepara-se para testar uma nova tecnologia para detetar jogadores de futebol em fora de jogo. O novo sistema “semiautomático” vai ser posto em prática já na Taça das Nações Árabes, havendo a vontade de o usar no Mundial do Qatar, em 2022.
A entidade máxima no futebol já realizou testes prévios na Alemanha, mas também em Inglaterra e Espanha. Mas onde poderemos ver a tecnologia em pleno será na competição que tem início hoje.
Como funciona a nova tecnologia de fora de jogo
“Teremos um conjunto de câmaras instaladas sob o telhado de cada estádio”, confirmou Johannes Holzmüller, diretor da Football Technology & Inovation. "Os dados de acompanhamentos dos membros extraídos do vídeo serão enviados para as salas de operações e a linha de fora de jogo calculada e o ponto de início detetado serão fornecidos ao operador de repetição quase em tempo real. Este pode mostrá-los imediatamente ao VAR”, adiciona.
Na prática, esta tecnologia semiautomática de fora de jogo será capaz de calcular movimentos de membros (pernas/braços) mais facilmente. Segundo a BBC, serão 10 a 12 câmaras capazes de apanhar 29 pontos por cada jogador 50 vezes por segundo.
Um fora de jogo é uma “infração cometida pelo jogador que, no momento em que lhe é passada a bola, tem apenas um ou nenhum jogador da equipa adversária entre ele e a baliza”.
Nem sempre é possível, para os árbitros, tomar a decisão correta. E embora os erros tenham diminuído com a introdução do VAR (videoárbitro), é um sistema que mantém as suas lacunas. Veremos como vai correr a introdução desta nova tecnologia.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Redmi Note 11T 5G é oficial: o novo gama-média à prova de futuro
- Xiaomi Pad 5 em promoção! Apanha o tablet ao melhor preço
- Amazfit é a marca sensação no mercado dos smartwatches em 2021