A Electronic Arts tem na franquia Fifa uma das suas maiores fontes de rendimento. O modo Ultimate Team é jogado por uma parcela gigante de jogadores e é por muitos considerado como um ‘pay-to-win’. Embora o nome seja bastante explícito, eu passarei a explicar o porquê de a comunidade assim o considerar.
Se és jogador de Ultimate Team, sabes que os Fifa Points podem ter os dias contados. Como te escrevemos há uns tempos, a Bélgica já aboliu esta moeda. Basicamente, existem as moedas para comprar jogadores (que ganhas jogando e comprando/vendendo bem no mercado).
Contudo, os Fifa Points permitem-te investir dinheiro no jogo para os comprar e assim os gastares nos famosos ‘pacotes’. Esta é a grande fonte de rendimento da EA Sports, já que existem jogadores que gastam milhares por ano deste modo. Esses milhares acabam por resultar em ótimas equipas.
Icon Moments é uma promo completamente desnecessária
Até aqui tudo bem (ou tudo mal). Cada um sabe o que faz com o seu dinheiro, mas a última promo lançada pela EA trouxe os ‘Icon Moments’. Já existiam três versões de ícones no jogo (base, média e prime). No entanto, a EA Sports precisava de vender pacotes e lançou esta promo que enfureceu a comunidade.
Porquê? Ao longo dos meses foram saindo SBCs (Squad Building Challenge), onde os jogadores poderiam completar desafios para ganhar este ou aquele ícone. Com este lançamento a meio da ‘época’, a EA Sports mostra a esses jogadores que afinal há ícones mais especiais.
Para agravar a situação, este ícones têm um preço absurdo no mercado (ou estão extintos em alguns casos). Como poderás ver neste post do Reddit, ontem foi vendido um Pelé desta promo por 15 milhões de moedas. Desde que jogo Ultimate Team nunca tive tantas moedas se juntar os anos todos.
Em síntese, a comunidade mostra-se desagradada contra esta promo sem sentido. Além de que estes ícones nada adicionam aos que já existiam, têm um preço absurdo e acabam por desvalorizar os pré-existentes. Bem sabemos que as produtoras querem ganhar dinheiro, mas convém respeitar a comunidade que lhes enche os bolsos.
Editores 4gnews recomendam: