De forma a “combater” o spam gerado por algoritmos, a Google tem tomado medidas preventivas. O objetivo da empresa é mitigar o clickbait gerado por Inteligência Artificial (IA), tentando reduzir as vezes que esse tipo de spam aparece nos resultados de pesquisa.
Trata-se de um grande passo para a empresa. Pelo menos é o que diz Lily Ray, diretora sénior de SEO da agência Amsive, que, tal como refere o Wired, considera que poderá ser das atualizações mais relevantes da história da Google.
O objetivo é diminuir spam em 40%
Com base numa publicação recente da Google, esta mudança fará com que o “conteúdo não original e de baixa qualidade” se reduza em cerca de 40%, o que seria uma novidade interessante para o utilizador. A ação será mais incisiva em agentes que, através da IA, pretendem “enganar” os mecanismos de busca. Segundo a Google, chama-se “abuso de conteúdo em escala”.
Ainda sobre o assunto, Pandu Nayak, representante da Google, dá o exemplo do spam de obituários. No seu entender, esta forma indevida de pirataria digital leva a que agentes mal-intencionados façam dinheiro à custa de publicações repetidas de aviso de óbito.
Nayak reconhece que esse é um problema, em particular, no Youtube. Com a Inteligência Artificial, a tendência é que o problema se vá proliferando e é isso que a Google pretende evitar ao máximo.
Uma grande preocupação da Google é a “ocupação de domínios”
Como aponta o Wired, existe outro objetivo bastante particular, na origem deste combate: a ocupação de domínios. Na prática, isto relaciona-se com a tentativa de substituição do jornalismo original por artigos criados a partir de IA, com o objetivo de manipular os motores de busca. Com plataformas como o ChatGPT, por exemplo, essa prática tornou-se mais fácil de ser realizada.
O problema referido é, para a Google, uma grande dor de cabeça dos últimos tempos. No entender de Gareth Boyd, diretor da empresa de marketing digital Forte Analytica, é muito fácil criar sites baseados nesse tipo de artigos, o que “tem sido um grande problema”, na visão do próprio.
Nesta “guerra” da Google contra o spam, ainda há outra “batalha” relevante de ser mencionada. Como a empresa apelida, esta chama-se “abuso de reputação”. Traduzindo isto por miúdos, faz referência a sites fidedignos que deixam que fontes de terceiros publiquem conteúdo patrocinado desonesto ou outro tipo de lixo digital (via Wired).
A Google deixou o aviso com 60 dias de antecedência
Quanto a esta questão, o objetivo é mesmo melhorar a experiência do utilizador, sem querer prejudicar ninguém. Tanto é assim que a Google deixou o aviso, com cerca de 2 meses de antecedência (60 dias), para que sites que adotem este tipo de prática comecem a reavaliar o seu modus-operandi.
Sobre o mesmo tema, Nayak refere que os esforços da Google têm vindo a ser feitos, já há bastante tempo. O objetivo é que a ação anti-spam seja eficaz, o que é uma boa notícia para os especialistas em SEO (Search Engine Optimization). Isto porque renasce a esperança de tornar o motor de busca da Google semelhante a tempos anteriores.