Ferramenta utilizada pelo FBI para hackear smartphones à venda por €100

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A ferramenta desenvolvida pela Cellebrite - Universal Forensic Extraction Device (UFED) - é a mais poderosa para aceder a todo o tipo de informação presente em iPhones e smartphones Android. Por isso mesmo, é a predileta do FBI e outros departamentos de segurança norte-americanos.

Assim como foi referido pelo 9to5Mac, um modelo 'novinho em folha' pode custar entre os 5 mil e 15 mil euros. No entanto, é com grande surpresa que se pode encontrar modelos mais antigos por apenas 100 euros à venda no eBay.

A UFED consegue não só aceder a ficheiros encriptados em smartphones (mesmo estando bloqueados), mas também aceder a ficheiros que já foram apagados. O mais incrível é que muitos destes dispositivos à venda no eBay, chegam ainda com informações extraídas de smartphones envolvidos em investigações criminais.

Podes comprar uma ferramenta para hackear qualquer smartphone ao 'desbarato' no eBay

Matthew Hickey, comprou alguns destes dispositivos para investigar a sua funcionalidade e possíveis dados ainda presentes na 'máquina'. O investigador de segurança cibernética acabou depois por ficar surpreendido com as suas descobertas.

Os UFED que testou, chegaram com informação detalhada sobre os vários dispositivos em que foram usados previamente. Entre o monte de informação armazenada, conseguiu aceder a informação que havia sido eliminada, código IMEI e poderia ter acedido ainda ao mais variado tipo de informação pessoal (mensagens, contactos, etc.).

Ainda que estes modelos mais antigos devam apresentar dificuldades em hackear modelos de smartphones mais recentes. Conseguem sem qualquer problema aceder a modelos mais antigos. Hickey refere ainda que hackers mais experientes poderão até conseguir descobrir vulnerabilidades nos sistemas. Com o intuito de criar as suas próprias ferramentas.

Por fim, com a revelação destas informações, a Cellebrite relembrou todos os seus clientes que de acordo com os termos de venda dos seus produtos, não poderão ser revendidos. A única forma autorizada para 'eliminação' dos mesmos é através do seu retorno à empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Redmi Note 7 desilude ao não passar em teste de resistência

Smartphone dobrável da Motorola foi confirmado por executivo

O que é o Momo Challenge e como podes proteger os teus filhos!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.