Android Go. Sucessor do Nokia 2 já recebeu aprovação da FCC

Rui Bacelar
Nokia 2 Android Go FCC Android One smartphone
O novo dispositivo que hoje foi certificado apresenta menores dimensões do que o "2". ©reuters

A HMD Global, empresa detentora dos direitos de comercialização da marca Nokia para smartphones e telemóveis, está a preparar um novo produto. Chama-se TA-1056 e poderá ser o sucessor (ou companheiro) para o dispositivo mais económico da marca, o Nokia 2. Equipamento que segundo os últimos rumors deverá ser lançado ao abrigo da plataforma Android Go da Google e que já passou pela FCC.

A certificação concedida pela agência norte-americana de regulação do mercado mobilemostram-nos apenas as dimensões do dispositivo. Este, será ligeiramente menor do que o Nokia 2. Segundo o registo oficial terá 133mm de altura e 68mm de largura. Por sua vez, o smartphone Nokia 2 conta com 143.5 x 71.3mm (altura x largura).

Vê ainda: 24 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Este dispositivo compacto com o número de modelo TA-1056 deverá ser a próxima aposta da HMD Global para o segmento de entrada. Caso seja minimamente semelhante ao Nokia 2 então teremos aqui características muito modestas. Seria um novo dispositivo para custar até 100€.

Graças à certificação da FCC ficamos também a saber que este equipamento terá conectividade dual-SIM com conectividade LTE de categoria 4. Mais ainda, olhando para os esquemas publicados pela agência de certificação norte-americana, podemos aferir que a bateria deste dispositivo será amovível.

Sucessor do Nokia 2 poderá adotar o Android Go

Teremos também uma porta áudio jack de 3.5mm para quem quiser utilizar os seus headphones com fios. De resto não sabemos quais serão as suas características técnicas mas acredita-se que o dispositivo venha a ser lançado ao abrigo da plataforma Android Go. Esta mais não é do que uma variante simplificada e mais leve do Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo.

Informações registadas pela FCC

Nokia 2 HMD smartphone Android Go FCC
O esquema do novos dispositivo

A HMD Global já confirmou o seu evento de apresentação oficial no MWC Barcelona no próximo dia 25 de fevereiro. Até lá, é provável que surjam mais algumas fugas de informação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).