O astronauta veste Prada! Numa parceria que pode ser vista como no mínimo inesperada, a Axiom Space e a marca de luxo Prada produziram os fatos espaciais que serão utilizados durante o retorno à Lua. Esta missão integra o programa Artemis da agência espacial.
Para além da curiosa participação da marca de moda na produção de um fato tão específico, a criação de um novo uniforme espacial é histórico. Isso porque a NASA não tem um novo fato espacial desde 1982, quando os chamados EVA atuais foram feitos. Já os fatos lunares, especificamente, não são renovados desde o programa Apollo, que terminou em 1972.
Tens uma bolsa Prada? Eu tenho um fato espacial
Em 2022, a NASA firmou uma parceria com a Axiom, concedendo à empresa US$ 228 milhões para desenvolver uma versão moderna do icónico traje espacial Apollo. A Axiom, por sua vez, fez um movimento surpreendente ao colaborar com a marca Prada, conforme anunciou na sua página oficial.
A marca italiana ficou com a responsabilidade de projetar a camada externa do fato Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), contribuindo em detalhes como materiais, métodos de produção e até a costura.
O AxEMu foi revelado recentemente no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão. À cor branca do uniforme, unem-se partes pretas nos cotovelos e nos joelhos. Mas engana-se quem pensa que a união da engenharia espacial a uma marca de moda priorizou apenas a estética.
Design e funcionalidade do novo fato espacial
A escolha da cor branca para os novos fatos, por exemplo, não foi meramente estética. Ela serve para refletir a luz solar e proteger os astronautas do calor intenso. Os remendos pretos, por sua vez, reforçam áreas sujeitas aos arranhões.
O fato AxEMU vem equipado com tecnologia avançada para garantir o conforto e a segurança dos astronautas. O sistema de resfriamento e limpeza de dióxido de carbono é uma evolução do sistema de sublimação utilizado nos fatos Apollo.
Esse sistema permitirá que os astronautas permaneçam confortáveis nas gélidas sombras lunares por até 2 horas. Já o suporte de vida é projetado para caminhadas lunares e espaciais de até oito horas.
Materiais de última geração, sistemas redundantes e capacidades de autodiagnóstico estão integrados ao fato, garantindo a segurança nas missões. O capacete, equipado com câmaras de amplo ângulo, oferece uma visão detalhada do ambiente ao redor, facilitando a navegação e as tarefas fora do módulo.
Fato está em fase de testes
Atualmente, o AxEMU está em fase de testes, sem tripulação, à medida que se aproxima da etapa final de desenvolvimento, com a revisão crítica de design prevista para o próximo ano. Diferente dos fatos Apollo, que eram descartáveis, o AxEMU foi projetado para ser reutilizável, um avanço crucial para a exploração lunar de longo prazo.
O fato representa uma nova era na exploração espacial, onde a colaboração entre diferentes setores se torna fundamental para a inovação. Mas esta não foi a primeira vez que a moda fez-se presente na engenharia espacial, como apontou a página New Atlas.
Os fatos da SpaceX Dragon, por exemplo, foram criados com a ajuda de Jose Fernandez, figurinista de Hollywood, que se inspirou no design de roupas cinematográficas. Os próprios fatos da era Apollo foram produzidos pela International Latex Corporation, uma empresa famosa por fabricar sutiãs e cintas, usando sua expertise com látex e tecidos especializados.
"Parcerias constroem uma equipe forte e coesa, permitindo que especialistas do setor forneçam tecnologia de ponta, produtos e serviços especializados para impulsionar a inovação", afirmou Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividades extraveiculares da Axiom Space.