Fascina-te com o interior do táxi voador da Airbus

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez mais há carros na estrada. Isto faz com o trânsito aumente consideravelmente. Nas cidades maiores vemos uma maior fluência aos táxis (ou serviços idênticos) de forma a facilitar a deslocação e, em certos casos, poupar dinheiro.

Este táxi voador da Airbus é uma das soluções da empresa que constrói aviões para o problema do trânsito e demora para chegar ao destino. O táxi voador chama-se "Vahana Alpha One" e conquista pelo design minimalista.

Design minimalista é o tema principal para este táxi voador da Airbus

Dentro do cockpit temos apenas um ecrã. O passageiro não terá de voar o táxi para lado nenhum. Tudo funciona de forma autónoma e automática.

Infelizmente este protótipo é desenhado apenas para uma pessoa. Por isso vamos imaginar que este tipo de viagem será apenas para aqueles que tem a carteira a sair das calças de tão volumosa que é. Isto porque não haverá forma de dividir a conta do táxi como fazemos num Uber.

No exterior continuamos com o design minimalista e uma quantidade de hélices que dão poder ao Vahana Alpha One para viajar quase 100 quilómetros.

Tal como um Drone ou um helicóptero o Vahana Alpha One levanta e pousa na vertical. Um vislumbre que deve dar gosto de ver. Este táxi voador já tem mais de 50 voos teste, contudo, ainda é cedo para dizer quando é que veremos um destes no ar.

A Airbus referiu ainda que o objetivo deste projeto passa por "democratizar o voo pessoal e atender à crescente necessidade de mobilidade urbana, aproveitando as mais recentes tecnologias em propulsão elétrica, armazenamento de energia e visão mecânica". Uma explicação técnica mas que nos basta para perceber que é um negócio que vai dar que falar no futuro.

Mais empresas estudam forma de criar táxis voadores

Para além da Airbus, empresas como a Uber, Toyota, Lilium e Lyft estão a trabalhar em projetos idênticos a este. Não sabemos se o nosso planeta se transformará num autêntico filme de ficção científica, contudo, tenho de admitir que gostava de ver tal tecnologia acontecer. A questão passa sempre, independentemente do preço, terias coragem para te deslocar num táxi voador sem qualquer tipo de condutor?

Editores 4gnews recomendam:

  • Já te podes registar para comprar o primeiro carro 100% elétrico da Honda em Portugal
  • Carro elétrico movido a energia solar e com 800km de autonomia está a chegar!
  • Vídeo mostra como é que um Tesla evitou um acidente em cadeia
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.