A Tesla não está propriamente a passar por um bom momento. Para além dos despedimentos em massa, o recurso Autopilot tem dado bastante polémica. Isto porque têm sido registados vários acidentes.
Recorde-se que a empresa de Elon Musk teve de fazer alterações de software no recurso de piloto automático em vários carros. Tal aconteceu porque a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) considerou que não eram cumpridos os requisitos de segurança.
A visão do Autopilot apresenta algumas falhas
O problema é que, mesmo depois dos updates, os acidentes continuam a verificar-se. Segundo o The Verge, desde então, o Autopilot da Tesla já foi responsável por cerca de 20 acidentes.
Quando a Tesla fez a modificação no recurso Autopilot, teve de intervir em cerca de 2 milhões de veículos. Dos acidentes que se registaram, alguns deles chegaram mesmo a resultar no pior desfecho possível.
Ao que tudo indica, o Autopilot da Tesla peca por alguma desatenção no seu funcionamento. Dos casos registados pela NHTSA, alguns foram entre veículos e outros resultaram no ferimento de pessoas.
As falhas de segurança parecem longe de estar resolvidas, pelo que a NHTSA exige mais informações à Tesla. Estima-se que a visão do Autopilot baseada em câmara não tenha a capacidade para detetar alguns objetos à frente.
Esta falha pode resultar em danos irreversíveis e a NHTSA já se pronunciou sobre o recurso de piloto automático da Tesla. A entidade em questão abordou o “fraco sistema de engajamento do motorista com as capacidades operacionais permissivas do piloto automático” da marca (via The Verge).
A NHTSA exige que a Tesla informe acerca do modo de coletar dados de telemetria
Para além disso, a NHTSA também quer saber o motivo para a política de suspensão da Tesla por uso inadequado do Autopilot. Também são procuradas respostas para o funcionamento dos alertas do motorista.
Outra questão que preocupa a NHTSA relaciona-se com a forma como a Tesla concebeu o Autopilot. Entre várias informações que a entidade procura, a quantidade de trabalhadores que fizeram parte do projeto é uma delas.
Por fim, há mais uma exigência que a National Highway Traffic Safety Administration faz à Tesla. Esta passa por saber o modo como a empresa de Elon Musk obtém os dados de telemetria na resposta a acidentes.
Posto isto, resta esperar para ver o desfecho desta situação. Na carta emitida pela NHTSA, consta que, se a Tesla não responder ao pedido efetuado, poderá ter multas que rondem os 125 milhões de euros.
A marca presidida por Elon Musk tem até ao dia 1 de julho de 2024 para dar resposta.