Há notícias que não gostamos de dar e esta é uma delas. O Tesla Model 3 acabou de ficar mais caro em Portugal, o que é, sem dúvida, um obstáculo para alguns fãs da Tesla, ainda que a marca não seja a principal responsável pelo assunto.
Na verdade, o problema tem mais a ver com a União Europeia (UE) do que com a empresa liderada por Elon Musk. Tudo isto graças às novas tarifas que a UE quis implementar sobre carros que vêm da China, o que são más novidades para o teu bolso (via Teslarati).
Isto pode causar alguma dúvida, até porque a Tesla é uma marca norte-americana. No entanto, importa ter em conta que o Model 3, em particular, é feito em terras chinesas. Daí a discrepância de preços.
Qual é o valor dos aumentos de preço?
Por falar em preços, os carros da família Model 3 vão ficar, cada um, mais caros em 1500€. Segundo a mesma fonte, a tendência vai-se verificar tanto no Model 3 (tração traseira), como no Model 3 Long Range e Model 3 Performance.
Em Portugal, o primeiro vai passar de cerca de 39 990€ para 41 490€. O segundo, que custava 48 990€, irá custar à volta de 50 490€. Já o terceiro modelo referido, por sua vez, dará o salto dos 55 990€ para os 57 490€ (via Notícias ao Minuto).
Não se pode propriamente dizer que é uma novidade, até porque a Tesla tinha avisado os clientes na Europa que isto podia acontecer. Ainda que não fosse um objetivo da marca aumentar o preço, as novas leis acabariam por determinar isso mesmo.
Para além de Portugal, este novo aumento também já se começa a sentir em mercados como Países Baixos, Alemanha e Espanha, entre outros.
O que levou a estas tarifas da UE?
Na base deste aumento de tarifas, está o grande crescimento de empresas de automóveis chinesas, como a BYD e muitas outras. Estas têm crescido de forma significativa no mercado europeu e a UE aplica agora taxas de importação às montadoras, no mínimo, de 20,8%.
O número em questão já dá que falar, mas nada que se compare com o que os Estados Unidos pretendem fazer. A administração de Biden pretende aplicar uma tarifa de 100% aos carros que vêm da China.
Obviamente que não são boas notícias para as empresas que têm a sua base na China, já que isso depois se reflete no preço. Contudo, a gigante BYD parece que não se vai deixar ficar. Prova disso, é a nova grande fábrica na Turquia, que vai ser capaz de produzir automóveis em massa na Europa.